Gramsci

o cruzamento da experiência individual com a análise da realidade histórica e da crítica à educação capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659721

Palavras-chave:

Intelectuais orgânicos, Escola unitária, Gramsci

Resumo

O artigo resulta de pesquisa empreendida para aprofundamento de estudos sobre a proposta de educação escolar de Antônio Gramsci como alternativa à escola capitalista em crise e tem o objetivo didático de contribuir para a compreensão das principais categorias educacionais gramscianas, explorando suas teorizações em conexão com o contexto em que ele as empreendeu, desde sua militância juvenil. Demonstramos que o desenvolvimento dos conceitos de educação omnilateral, intelectuais tradicionais e orgânicos, escola imediatamente interesseira, desinteressada e unitária, conhecimento enciclopédico e educação humanista e “humanista”, essenciais para a construção do programa educacional socialista, foram temas permanentes durante sua trajetória, desde seus escritos pré-carcerários.

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Biografia do Autor

Aurea de Carvalho Costa, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista,  campus Rio Claro.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

COSTA, A. de C. . Gramsci: o cruzamento da experiência individual com a análise da realidade histórica e da crítica à educação capitalista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021053, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659721. Acesso em: 29 set. 2022.

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