Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO

mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8655268

Palavras-chave:

Educação, PNAIC, Formação docente, Índices educacionais

Resumo

A presente pesquisa traz como um dos objetivos analisar a perspectiva docente quanto a conciliação de rotina escolar e a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e se o programa alterou os dados educacionais da escola (lócus) da pesquisa. As fontes são resultados de questionários e entrevistas realizadas com as professoras participantes da formação, e que também trabalham na escola (lócus) da investigação. Compõem o repertório de fontes: a legislação, dados estatísticos e escolares que foram levantados por meio de buscas em sites do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Pesquisa e Educação (INEP) e da Secretaria de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). As perspectivas docentes encontradas nos processos de análises demonstram pontos divergentes, mas reafirmam a continuidade dos referenciais teóricos já conhecidos em formações docentes anteriores e fomentadas pelo governo federal. Evidenciam a necessidade e satisfação das professoras alfabetizadoras em estarem juntas no momento da formação em meio à adequação constante da rotina escolar para possibilitar os encontros em horários opostos de trabalho e que, em alguns casos como as professoras de 25 horas, ultrapassam sua carga horária contratual. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - (IDEB) da escola (lócus) foram confrontados com demais fontes a exemplo do Programme for International Student Assessment (PISA) e políticas educacionais que mostram uma contradição no cálculo para o alcance dos resultados. Tudo isso pode contribuir para que os índices não revelem totalmente a realidade educacional da escola pesquisada.

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Biografia do Autor

Juliana Cândido Matias, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Rolim de Moura, Brasil.

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor, pesquisador e extencionista do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

MATIAS, J. C.; BARROS, J. A. Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO: mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8655268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655268. Acesso em: 20 set. 2021.