Editorial

Palavras-chave: Editorial, 2019

Resumo

A Revista HISTEDBR On-line, fruto de uma construção coletiva e plural, conta, nesse volume 19, primeiro em que adotamos a publicação contínua, com 04 artigos internacionais, 54 artigos nacionais e 1 resenha resultante de estudos e pesquisas com temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Holguin (Cuba), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), El Colegio de San Luis (México), Facultad de Ciencias de la Educación (Argentina), UFSCar, USP, UFES, Unesp, UESC, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Unicamp, UFPA, Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, UFV, UEL, IFMG, Fundação Herminio Ometto, Unimep, IFNMG, Unicentro, UNISO, UERJ, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava/PR, UNISC, UFRJ, UEM, IFRS, UFRGS, IFG, UFC, UFPel, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, IFCE, UECE, Secretaria da Educação do Estado do Amapá, Centro Universitário Una, UCS, UFGD, Secretaria Estadual de Educação do Paraná/PR, ETERJ, PUC-RJ, IFAL, Unioeste, IFBA, Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha-RS, Colégio Pedro II, UnB, UFSM, UFRRJ, UESB, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, UDESC, IFMA, UFG, UFMA. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ANDRADE, R. P. DE; TOLEDO, C. DE A. A. DE; ANDRADE, F. A. G. DE. Preservação da história da educação na região Oeste do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-24, 2019.

BAIA, S. F.; MACHADO, L. R. DE S. Makarenko, pedagogo do extremo e da alegria de educar. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-22, 2019.

BEZERRA, A. C. D. DA R.; COSTA, M. S. T. DA. “Mais dóceis, mais limpos e mais alegres”: projetos para infância desvalida em Duque de Caxias (1955-1964). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

BISERRA, I. K. C.; COSTA, J. C. DE C. Jornal O Educador e as ideias renovadoras nas lições da professora primária Julita Ribeiro (1921-1922). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

BRAIDO, L. DA S.; FERREIRA, L. S. Valorização profissional e feminização dos professores do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac/RS, entre 1901 e 1970 . Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

BRISKIEVICZ, D. A. Os ícones do poder disciplinar e a educação colonial brasileira a partir do Serro/MG, de 1759 a 1807. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-27, 2019.

BRITTO, L. P. L.; FARIAS, F. R. A verdade é uma só!. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-20, 2019.

CARDOSO, C. S.; OLIVEIRA, N. C. M. DE; SILVA, J. B. DA. Educação integral e(m) tempo integral: possibilidades analíticas do processo histórico recente em Belém do Pará. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

CARMO, J. C. DO; SILVA, I. B. DA. O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

CARVALHO, S. O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-26, 2019.

CASELI, T. S.; SOARES, J. DA C. As crianças negras da Casa de São José no Rio de Janeiro (1888-1916). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-28, 2019.

CASTRO, M. R. A crise do capital e a luta de classes na educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-25, 2019.

CIAN, J. La enseñanza agropecuaria y el desarrollo de la industria láctea en Entre Ríos, Argentina (1896-1920). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19 2019.

CORRÊA, P. S. DE A. A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-25, 2019.

COSTA, F. L. O. Novas estratégias de gestão corporativa no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-26, 2019.

CRUZ, J. C. R.; BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. Lengua, lenguaje e identidad cultural en el contexto cubano. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 2019.

DAMASCENO, A.; TOMÉ, L. Ordem para as mulheres, progresso para os homens. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-15, 2019.

FREITAS, M. C. C.; MENDES SEGUNDO, M. DAS D.; GONÇALVES, R. M. DE P.; SANTOS, J. D. G. DOS. O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-20, 2019.

GIACOMONI, C. História oral e suas práticas em diferentes contextos educativos. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-5, 2019.

GÓIS, L. S.; RIBEIRO, M. M.; MOTA, L. M. Educação para o mercado. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-20, 2019.

GOMES, M. A. O.; RODRIGUES, A. P. A.; SILVA, D. A. F. DA; PAULA, F. DE C. G. Educação, civismo e religião durante a ditadura civil‐militar no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

HOLLERBACH, J. D. G. Reformas educacionais e ensino médio na Ditadura Militar: colégios universitários e a crise dos excedentes. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

LAGOA, M. I. A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário-conservador na política educacional brasileira. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-14, 2019.

LEYSER, K. D.; LAMAR, A. R. Filosofia latino-americana e o pragmatismo norte-americano: o pensamento de Vaz Ferreira. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-26, 2019.

LIRA, A. C. M.; DOMINICO, E.; NUNES, M. A. Crianças e brinquedos: uma relação inquestionável?. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-17, 2019.

LÓPEZ, O. Discurso patriarcal y orden de género en los manuales para mujeres a finales del siglo XIX y principios del XX en México. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

LUCHESE, T. ÂNGELA; FERNANDES , C. C. Os momentos de formação docente no interior do grupo escolar Farroupilha/RS (1944-1949). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-28, 2019.

MARTINS, A. M. S. E. P. Thompson. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-13, 2019.

MATOS, C. C.; REIS, M. E. DOS. As reformas curriculares e a formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-15, 2019.

MELO, C. N. DE; SANTOS, E. C. S. A história local ensinada na E.R.C. instituto Stella Maris, em Soure-PA (1973-1985). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

MONTEIRO, J. DA S.; BRAZIL, M. DO C. O estado do conhecimento de pesquisas sobre a história das instituições escolares denominadas patronatos de menores (2000-2018). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

MORAES, J. D. Escola nova e bolchevismo. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-14, 2019.

MORAES, R. DE A. Educação a distância no Brasil, Rússia e China. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-26, 2019.

MORANDO, A.; SOUZA, N. G. S. DE. A (re)invenção da boa mãe em um manual de puericultura no Brasil dos anos de 1930. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-20, 2019.

NAKATA, N. Y. S.; OLIVEIRA, M. R. F. DE. O trabalho pedagógico de professores no universo da educação infantil: a teoria crítica como possibilidade emancipatória do ensino. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-13, 2019.

NASCIMENTO, A. F. DO. A rota da transregionalização, da transnacionalização e dos oligopólios educacionais na educação a distância no Maranhão . Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-15, 2019.

OLIVEIRA, P. R. DE; COSTA, N. M. O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

OLIVEIRA, T. L. M. M.; COLARES, M. L. I. S. O plano municipal com vista ao atendimento do plano nacional. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

PENA, A. DOS A. P.; ZIENTARSKI, C. Conhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-24, 2019.

PEREIRA, A. DE C. Memória discursiva em manuais de leitura de meados do século XX. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

PEREIRA, R. S. L.; COLARES, A. A. A biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral . Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

PISCHETOLA, M.; ROSA, J. P. L. C. P. DA. Tecnologias, mediação pedagógica e a partilha de sentidos no contexto escolar. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-17, 2019.

RAAB, Y. S.; BARBOSA, A. Escola para quê? Reflexões sobre a função da escola pública estadual paulista. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

RIBEIRO NETO, A.; SANTOS, L. DE A. Negros e os ninguéns. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

SANTOS, C. W. DOS; MORORÓ, L. P. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

SANTOS, F. B. DOS; CAINELLI, M. R. Educação histórica e temporalidade. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-16, 2019.

SANTOS, M. L. DOS; SILVA, M. M. DA; ERNEST, P. DE C. Prova Floripa. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

SILVA, B. A. R. DA; COELHO, L. M. C. DA C. Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-14, 2019.

SILVA, F. C. DE A.; LIMA, W. M.; DIÓGENES, E. M. N.; FARIAS, F. M. DE A. S. A influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-18, 2019.

SILVA, H. L. F. DA. Indivíduo e história. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-26, 2019.

SILVA, P. H. P. DA. Pedro Baptista Matera: das agitações sindicais à fundação da Escola Operaria 1º de Maio. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

SILVA, R. H. DOS R.; MACHADO, R.; SILVA, R. N. DA. Golpe de 2016 e a educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-23, 2019.

SOUSA, A. P. R. DE; COIMBRA, L. J. P. “Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-27, 2019.

VEIGA, C. C. P. DA S.; SOUZA, J. DOS S. Pedagogia militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-22, 2019.

VIANNA, R. DE B.; VIEGAS, M. F. Possibilidades e limites do ensino médio politécnico no Estado no RS (2011-2014). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-21, 2019.

VICENTE, M. DE A.; AMARAL, G. L. DO. O jornal católico A Palavra e os preceitos para a educação rural não formal na diocese de Pelotas-RS (décadas de 1940 e 1950). Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-27, 2019.

VIDAL, D. G.; SALVADORI, M. A. B.; COSTA, A. L. J. DA. Cultura e história da educação: diálogos com Michel de Certeau e E. P. Thompson. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-25, 2019.

YELICICH, C. La capacitación para directores escolares en Córdoba, Argentina. Un breve acercamiento. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-19, 2019.

Publicado
2020-04-23
Como Citar
Coutinho, L. C. S. (2020). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019060. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8659270
Seção
Editorial