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O programa de desenvolvimento educacional do Paraná
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Palavras-chave

Política pública
Formação continuada
Educação

Como Citar

MONTEIRO, Magali de Fátima; SOUZA, Aline Sirlene de; OLIVEIRA, Luiz Antônio de; MAIA, Jorge Sobral da Silva. O programa de desenvolvimento educacional do Paraná: avanços, retrocessos na formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023029, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8663588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663588. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

No século XXI, em 2003, o Estado do Paraná iniciou uma política de formação continuada que distinguia de outras experiências oferecidas aos docentes do Quadro Próprio do Magistério. Era o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), pensado e constituído no governo de Roberto Requião de Mello e Silva, cuja característica fundamental era o diálogo entre Universidade e Rede Pública de Educação Básica, com finalidade de melhoria da educação e valorização profissional. Nos governos de Carlos Alberto Richa as vagas ofertadas foram diminuídas e o PDE-PR sofreu impactos estruturais e orçamentários. Quase extinto em 2015, retomado em 2018 para seleção de nova turma PDE – 2019, limitando-se a um grupo restrito de docentes com títulos de mestrado ou doutorado. A discussão apresentada apoia-se em pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada em Gatti, Barretto e André (2011), Martins (2010) e Saviani (2011, 2013). Evidenciam-se as principais características do PDE-PR, nas gestões de Requião e Beto Richa, bem como sua importância para melhoria das práxis docentes, a valorização dos profissionais da educação em um contexto marcado por contradições dos sistemas político, econômico, social e cultural. O texto está organizado em três momentos: no primeiro tematiza-se o conceito de política pública, as características do PDE-PR para formação docente; no segundo, apresenta-se a idealização e implementação do programa no governo de Roberto Requião até o governo de Carlos Alberto Richa e encerra a trajetória desse estudo com o governo de Cida Borghetti; por fim apontam-se as contribuições do Programa para a formação continuada e suas limitações. 

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8663588
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