Um clube agrícola no grupo escolar rural

práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663949

Palavras-chave:

Atividades auxiliares da escola, Clube agrícola, Grupo escolar rural

Resumo

O objetivo deste texto é reconstituir aspectos da história dos Clubes Agrícolas no estado de São Paulo por meio do estudo da trajetória do Clube Agrícola “Comendador Hélio Morganti” que funcionou no Grupo Escolar Rural “Comendador Pedro Morganti”, Araraquara – SP, no período de 1953 a 1969, problematizando as finalidades, as normatizações, os agentes responsáveis pela sua implementação e as práticas agrícolas e educativas desenvolvidas nessa associação. O estudo fundamenta-se em um conjunto diverso de fontes envolvendo a legislação do estado de São Paulo e documentos sobre o clube agrícola encontrados no arquivo permanente da EMEF Hermínio Pagôtto, como atas de reuniões do clube, registro de sócios, relação de doações, correspondências, relação de materiais e relatórios. O texto destaca a presença marcante do Ministério da Agricultura na normatização dos Clubes Agrícolas e as práticas de educação rural neles desenvolvidas com vistas à formação de valores ruralistas.

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Biografia do Autor

Rosa Fátima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora titular em História da Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara.

Tarcísio dos Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

CHALOBA, R. F. . de S.; SILVA, T. dos S. da. Um clube agrícola no grupo escolar rural: práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022023, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8663949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663949. Acesso em: 26 set. 2022.

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