Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 22 (2022): Publicação Contínua
v. 22 (2022): Publicação Contínua
Créditos da imagem: Pixabay
Publicado:
2022-03-30
Artigos
“Quando eu lembro da massa da mandioca”
memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil
Marisa Oliveira Santos, Ana Elizabeth Santos Alves
e022001
PDF
Pedagogia da UNESPAR
campus de Paranavaí e a história da formação de professoras na região noroeste do Paraná
Beatriz Fernanda Almeida da Silva, Marcia Marlene Stentzler
e022002
PDF
Neoliberalismo e políticas de educação especial
disputas e articulações
Kamylla Pereira Borges
e022003
PDF
Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012)
ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude
Leonardo Dorneles Gonçalves, Jani Alves da Silva Moreira
e022004
PDF
"A zona rural é a que recebe os neófitos..."
formação de normalistas rurais nas escolas normais rurais brasileiras e em Mato Grosso (1940-1960)
Carminha Aparecida Visquetti, Nilce Vieira Campos Ferreira
e022005
PDF
A intelligentsia feminina na escola nova
uma leitura sem margens das crônicas de Cecília Meireles (1930-1932)
Hebelyanne Pimentel da Silva, Charliton José dos Santos Machado
e022006
PDF
A gestão democrática nos marcos legais
da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024
Suellem Pantoja, Alberto Damasceno
e022007
PDF
A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924)
possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa
José Ricardo Skolmovski da Silva, Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado
e022008
PDF
Eco “conteudista"
o discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica
Diego Tadeu de Oliveira Rocha, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022009
PDF
Revolução e transição política
a gestão educacional em Portugal e no Brasil no período pós-ditatorial
Renata Riva Finatti
e022010
PDF
Criação, instalação e expansão das primeiras escolas de Campo Grande/MS
escola japonesa “Visconde de Cairu” (1918-1945)
Jucileia Nascimento de Oliveira, Marcelo Pereira Rocha, Margarita Victoria Rodríguez
e022012
PDF
Crítica à formação de competências socioemocionais na escola
Márcio Magalhães da Silva
e022013
PDF
Relações seres humanos/natureza e saberes do trabalho associado
premissas político-epistemológicas
Maria Clara Bueno Fischer, Betânia Cordeiro, Lia Tiriba
e022014
PDF
Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
desafios e possibilidades
Gabriela Aparecida de Assis, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda
e022015
PDF
O golpe de 2016, as fragilidades da democracia liberal brasileira e o papel da educação
Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
e022016
PDF
O papel mediador das instituições educacionais nas políticas de desenvolvimento econômico-social
uma abordagem a partir dos escritos de Florestan Fernandes
Aline de Carvalho Moura, Alexandre Augusto e Souza
e022017
PDF
Educação especial e políticas educacionais
a concepção de aprendizagem e desenvolvimento humano em disputa
Neide da Silveira Duarte de Matos, Lucia Terezinha Zanato Tureck
e022018
PDF
O novo ensino médio no respaldo liberal
uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo
Isis Tomas da Silva, Luciana Nair Moretto, Glaucia Andreza Kronbauer, Carla Michele Ramos Torres, Isabel Castilho Palhano
e022020
PDF
Lendo fotografias de escolas rurais do Município de Ariquemes – Rondônia
Rony Von de Jesus Santos, Sérgio Candido Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
e022021
PDF
O que importa na leitura de bons livros
Inácio de Loyola e Padre Antônio Vieira
Paulo Romualdo Hernandes, João Ricardo dos Santos Campanholo, Antônio Santos de Oliveira Júnior
e022022
PDF
Um Clube Agrícola no Grupo Escolar Rural
práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969)
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Tarcísio dos Santos da Silva
e022023
PDF
Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia
Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Tania Stoltz
e022024
PDF
Trajetórias, ideias e referenciais
uma análise histórica entre os anos de 1930 a 1990 das políticas públicas de educação para a população do campo
Damiana de Matos Costa França
e022025
PDF
Resenha
Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução
100 anos da Revolução Russa
Rafaella Barbosa Alparone
e022011
PDF
O hino, o sermão e a ordem do dia
regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945)
Fernanda Bahia
e022019
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8786
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
7726
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3723
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
3256
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2228
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários