v. 22 (2022): Publicação Contínua
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Revisão por pares
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos +Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 22 (2022)
Publicado em março 30, 2022
Publicação Contínua
Artigos
Marisa Oliveira Santos, Ana Elizabeth Santos Alves
e022001
“Quando eu lembro da massa da mandioca”: memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665789
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665789
Beatriz Fernanda Almeida da Silva, Marcia Marlene Stentzler
e022002
Pedagogia da UNESPAR : campus de Paranavaí e a história da formação de professoras na região noroeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659142
Kamylla Pereira Borges
e022003
Neoliberalismo e políticas de educação especial: disputas e articulações
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659855
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659855
Leonardo Dorneles Gonçalves, Jani Alves da Silva Moreira
e022004
Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012): ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809
Carminha Aparecida Visquetti, Nilce Vieira Campos Ferreira
e022005
"A zona rural é a que recebe os neófitos..." : formação de normalistas rurais nas escolas normais rurais brasileiras e em Mato Grosso (1940-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659737
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659737
Hebelyanne Pimentel da Silva, Charliton José dos Santos Machado
e022006
A intelligentsia feminina na escola nova: uma leitura sem margens das crônicas de Cecília Meireles (1930-1932)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659963
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659963
Suellem Pantoja, Alberto Damasceno
e022007
A gestão democrática nos marcos legais: da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659947
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659947
José Ricardo Skolmovski da Silva, Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado
e022008
A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924): possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008
Diego Tadeu de Oliveira Rocha, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022009
Eco “conteudista" : o discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664554
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664554
Renata Riva Finatti
e022010
Revolução e transição política: a gestão educacional em Portugal e no Brasil no período pós-ditatorial
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661128
Jucileia Nascimento de Oliveira, Marcelo Pereira Rocha, Margarita Victoria Rodríguez
e022012
Criação, instalação e expansão das primeiras escolas de Campo Grande/MS: escola japonesa “Visconde de Cairu” (1918-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665242
Márcio Magalhães da Silva
e022013
Crítica à formação de competências socioemocionais na escola
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871
Maria Clara Bueno Fischer, Betânia Cordeiro, Lia Tiriba
e022014
Relações seres humanos/natureza e saberes do trabalho associado: premissas político-epistemológicas
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666486
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666486
Gabriela Aparecida de Assis, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda
e022015
Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
e022016
O golpe de 2016, as fragilidades da democracia liberal brasileira e o papel da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666398
Aline de Carvalho Moura, Alexandre Augusto e Souza
e022017
O papel mediador das instituições educacionais nas políticas de desenvolvimento econômico-social: uma abordagem a partir dos escritos de Florestan Fernandes
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665150
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665150
Neide da Silveira Duarte de Matos, Lucia Terezinha Zanato Tureck
e022018
Educação especial e políticas educacionais: a concepção de aprendizagem e desenvolvimento humano em disputa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661085
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661085
Isis Tomas da Silva, Luciana Nair Moretto, Glaucia Andreza Kronbauer, Carla Michele Ramos Torres, Isabel Castilho Palhano
e022020
O novo ensino médio no respaldo liberal: uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666021
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666021
Rony Von de Jesus Santos, Sérgio Candido Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
e022021
Lendo fotografias de escolas rurais do Município de Ariquemes – Rondônia
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660162
Paulo Romualdo Hernandes, João Ricardo dos Santos Campanholo, Antônio Santos de Oliveira Júnior
e022022
O que importa na leitura de bons livros: Inácio de Loyola e Padre Antônio Vieira
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660433
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Tarcísio dos Santos da Silva
e022023
Um clube agrícola no grupo escolar rural: práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663949
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663949
Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Tania Stoltz
e022024
Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095
Damiana de Matos Costa França
e022025
Trajetórias, ideias e referenciais: uma análise histórica entre os anos de 1930 a 1990 das políticas públicas de educação para a população do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660318
Simone de Fátima Flach, Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
e022026
A práxis político-educativa nas ocupações secundaristas na região dos Campos Gerais – PR
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660329
Gabriela Andrea D'Ascanio
e022027
Discursos oficiais e políticas nacionais e de santafecinas de educação agrotécnica durante a Revolução Argentina (1966-1973)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667687
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667687
Mirza Rosas Augusto Laranja, Rita de Cássia Alves Oliveira
e022028
Gestão escolar e burocracia de médio escalão: a percepção de diretores e diretoras escolares sobre sua autonomia de gestão e seu poder de influência
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661138
Piero di Cristo Carvalho Detoni
e022029
Catolicismo, eurocentrismo e civilização no Compêndio de História Universal do Padre Rafael Galanti (1894)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665669
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665669
Lorivaldo do Nascimento, Aparecida Favoreto
e022030
Os escritos gramscianos e suas publicações na Itália após a II Guerra Mundial: disputas entre Togliatti e a família Schucht
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670000
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670000
Carlos Alberto Lucena, Mário Borges Netto, Robson Luiz de França, Adriana Cristina Omena dos Santos
e022031
Educação e política na obra de V. I. Lênin
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667198
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667198
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
e022032
O direito à educação integral na Amazônia: estudo na região metropolitana de Santarém/PA
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667474
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667474
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Michelle Ariane de Lima Seabra, Gabriel Fernandes da Silva
e022033
A UFPR no contexto da instituição do ensino superior no Brasil, a partir do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668297
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668297
Gilberto César Lopes Rodrigues
e022034
Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667494
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667494
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
e022035
A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668001
Débora Furtado Barrera, Raquel de Almeida Moraes
e022036
Plataformas digitais proprietárias na educação pública: o barato que pode sair caro
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8669870
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8669870
Ramiro Esdras Carneiro Batista, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
e022037
Professora Maria Gil e as pedras do caminho: memória dos primórdios da cultura escolar em Cônego Marinho, MG
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667002
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667002
Bruno Bernardes Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho, Rogéria Moreira Rezende Isobe
e022038
O município e a organização da instrução pública em Minas Gerais: os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666676
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666676
Volmar Meia Casa, Silvio Cesar Nunes Militão
e022039
Políticas de educação profissional no Brasil contemporâneo: novo reforço da subjugação do trabalhador ao capital
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665129
Daiany Pressato, Guilherme Augusto Fernandes, Thalita Quatrocchio Liporini, Luciana Maria Lunardi Campos
e022040
Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior: um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052
Juliana Silva Vieira, Juliana Miranda Filgueiras
e022041
A implantação da Lei n. 5.692/71 em Minas Gerais: as ações iniciais da Secretaria de Estado de Educação (1971-1972)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660490
Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
e022042
“Porque nenhum deus têm certo”: manifestações religiosas ameríndias e memória coletiva na américa portuguesa (século XVI)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660438
Fabiana Pauletti, Luciana Richter
e022043
Uso da pesquisa em sala de aula como uma estratégia docente na educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660493
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660493
Iziane Silvestre Nobre, Justino Sousa Junior
e022044
A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325
Vanessa Pereira Amorim de Sousa, Carlos Bauer
e022045
Fragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020]
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667637
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667637
Leandro Turmena, Sidemar Presotto Nunes
e022046
A financeirização da educação: os fundos de investimentos nos “grupos educacionais”
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661334
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661334
Laryssa Mota Guimarães Rocha, Tayanne da Costa Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers
e022049
Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
Janaína Specht da Silva Menezes, Carlos Antônio Diniz Júnior, Fábio Araújo de Souza, Alessandra Fontes Iglesias
e022050
Salário-educação: mo(vi)mentos a partir da Constituição Federal de 1988
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668789
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668789
Daniela Rodrigues de Sousa, Joana Peixoto
e022051
Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975
Julio Cesar Pereira Monerat
e022052
História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé: reflexões sobre uma experiência
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665205
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665205
Sandro Conceição de Matos
e022053
Homeschooling: muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664885
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664885
Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Andrea Carla Agnes e Silva Pinto, Durval Saturnino Cardoso de Paula, Sauloéber Tarsio de Souza, Éfer Aires da Silva
e022054
Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação: a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667990
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667990
Mayara Haruka Watanabe Iijima, Amanda Melchiotti Gonçalves, Dhyovana Guerra, Isaura Monica Souza Zanardini
e022055
Banco Mundial: pandemia de Covid-19 e educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
Ariadne Lopes Ecar, Fernanda Franchini, Rafaela Silva Rabelo
e022056
Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
e022057
Paulo Freire na educação hoje, fascismo ou paternalismo hipócrita; as vozes da Venezuela e do Brasil falam
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760
Maria Carla Corrochano, Milena Arancibia, Ana Miranda
e022058
Transições juvenis na Argentina e no Brasil: trabalho, educação e família
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671757
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671757
Luciana Xavier Lacerda Bastos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
e022059
Diversidade sexual, educação e luta contra as opressões: a organização do movimento LGBT em Vitória da Conquista
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670668
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670668
Editorial
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022060
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8673242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8673242
Resenha
Rafaella Barbosa Alparone
e022011
Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8658283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8658283
Fernanda Bahia
e022019
O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665538
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665538
Gislei José Scapin, Liliana Soares Ferreira
e022047
As narrativas sobre as mudanças no mundo do trabalho: quais “novidades” na dinâmica do capital?
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668650
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668650
Matheus Luiz de Souza Céfalo
e022048
Gamificação e aprendizagem: repensando o ensino de história por meio de jogos
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664833
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664833
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui