Banner Portal
v. 22 (2022): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Artigos

Marisa Oliveira Santos, Ana Elizabeth Santos Alves
e022001
“Quando eu lembro da massa da mandioca”: memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665789
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665789
Beatriz Fernanda Almeida da Silva, Marcia Marlene Stentzler
e022002
Pedagogia da UNESPAR : campus de Paranavaí e a história da formação de professoras na região noroeste do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659142
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659142
Kamylla Pereira Borges
e022003
Neoliberalismo e políticas de educação especial: disputas e articulações
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659855
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659855
Leonardo Dorneles Gonçalves, Jani Alves da Silva Moreira
e022004
Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012): ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809
Carminha Aparecida Visquetti, Nilce Vieira Campos Ferreira
e022005
"A zona rural é a que recebe os neófitos..." : formação de normalistas rurais nas escolas normais rurais brasileiras e em Mato Grosso (1940-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659737
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659737
Hebelyanne Pimentel da Silva, Charliton José dos Santos Machado
e022006
A intelligentsia feminina na escola nova: uma leitura sem margens das crônicas de Cecília Meireles (1930-1932)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659963
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659963
Suellem Pantoja, Alberto Damasceno
e022007
A gestão democrática nos marcos legais: da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659947
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659947
José Ricardo Skolmovski da Silva, Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado
e022008
A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924): possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008
Diego Tadeu de Oliveira Rocha, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022009
Eco “conteudista" : o discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664554
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664554
Renata Riva Finatti
e022010
Revolução e transição política: a gestão educacional em Portugal e no Brasil no período pós-ditatorial
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661128
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661128
Jucileia Nascimento de Oliveira, Marcelo Pereira Rocha, Margarita Victoria Rodríguez
e022012
Criação, instalação e expansão das primeiras escolas de Campo Grande/MS: escola japonesa “Visconde de Cairu” (1918-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665242
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665242
Márcio Magalhães da Silva
e022013
Crítica à formação de competências socioemocionais na escola
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871
Maria Clara Bueno Fischer, Betânia Cordeiro, Lia Tiriba
e022014
Relações seres humanos/natureza e saberes do trabalho associado: premissas político-epistemológicas
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666486
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666486
Gabriela Aparecida de Assis, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda
e022015
Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
e022016
O golpe de 2016, as fragilidades da democracia liberal brasileira e o papel da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666398
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666398
Aline de Carvalho Moura, Alexandre Augusto e Souza
e022017
O papel mediador das instituições educacionais nas políticas de desenvolvimento econômico-social: uma abordagem a partir dos escritos de Florestan Fernandes
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665150
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665150
Neide da Silveira Duarte de Matos, Lucia Terezinha Zanato Tureck
e022018
Educação especial e políticas educacionais: a concepção de aprendizagem e desenvolvimento humano em disputa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661085
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661085
Isis Tomas da Silva, Luciana Nair Moretto, Glaucia Andreza Kronbauer, Carla Michele Ramos Torres, Isabel Castilho Palhano
e022020
O novo ensino médio no respaldo liberal: uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666021
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666021
Rony Von de Jesus Santos, Sérgio Candido Gouveia Neto, Cristiane Talita Gromann de Gouveia
e022021
Lendo fotografias de escolas rurais do Município de Ariquemes – Rondônia
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660162
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660162
Paulo Romualdo Hernandes, João Ricardo dos Santos Campanholo, Antônio Santos de Oliveira Júnior
e022022
O que importa na leitura de bons livros: Inácio de Loyola e Padre Antônio Vieira
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660433
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660433
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Tarcísio dos Santos da Silva
e022023
Um clube agrícola no grupo escolar rural: práticas de “formação da mentalidade ruralista” na escola primária (São Paulo, 1953 – 1969)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663949
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663949
Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Tania Stoltz
e022024
Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095
Damiana de Matos Costa França
e022025
Trajetórias, ideias e referenciais: uma análise histórica entre os anos de 1930 a 1990 das políticas públicas de educação para a população do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660318
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660318
Simone de Fátima Flach, Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin
e022026
A práxis político-educativa nas ocupações secundaristas na região dos Campos Gerais – PR
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660329
Gabriela Andrea D'Ascanio
e022027
Discursos oficiais e políticas nacionais e de santafecinas de educação agrotécnica durante a Revolução Argentina (1966-1973)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667687
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667687
Mirza Rosas Augusto Laranja, Rita de Cássia Alves Oliveira
e022028
Gestão escolar e burocracia de médio escalão: a percepção de diretores e diretoras escolares sobre sua autonomia de gestão e seu poder de influência
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661138
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661138
Piero di Cristo Carvalho Detoni
e022029
Catolicismo, eurocentrismo e civilização no Compêndio de História Universal do Padre Rafael Galanti (1894)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665669
Lorivaldo do Nascimento, Aparecida Favoreto
e022030
Os escritos gramscianos e suas publicações na Itália após a II Guerra Mundial: disputas entre Togliatti e a família Schucht
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670000
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670000
Carlos Alberto Lucena, Mário Borges Netto, Robson Luiz de França, Adriana Cristina Omena dos Santos
e022031
Educação e política na obra de V. I. Lênin
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667198
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667198
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
e022032
O direito à educação integral na Amazônia: estudo na região metropolitana de Santarém/PA
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667474
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667474
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Michelle Ariane de Lima Seabra, Gabriel Fernandes da Silva
e022033
A UFPR no contexto da instituição do ensino superior no Brasil, a partir do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668297
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668297
Gilberto César Lopes Rodrigues
e022034
Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667494
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667494
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
e022035
A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668001
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668001
Débora Furtado Barrera, Raquel de Almeida Moraes
e022036
Plataformas digitais proprietárias na educação pública: o barato que pode sair caro
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8669870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8669870
Ramiro Esdras Carneiro Batista, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
e022037
Professora Maria Gil e as pedras do caminho: memória dos primórdios da cultura escolar em Cônego Marinho, MG
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667002
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667002
Bruno Bernardes Carvalho, Carlos Henrique de Carvalho, Rogéria Moreira Rezende Isobe
e022038
O município e a organização da instrução pública em Minas Gerais: os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666676
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666676
Volmar Meia Casa, Silvio Cesar Nunes Militão
e022039
Políticas de educação profissional no Brasil contemporâneo: novo reforço da subjugação do trabalhador ao capital
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665129
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665129
Daiany Pressato, Guilherme Augusto Fernandes, Thalita Quatrocchio Liporini, Luciana Maria Lunardi Campos
e022040
Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior: um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052
Juliana Silva Vieira, Juliana Miranda Filgueiras
e022041
A implantação da Lei n. 5.692/71 em Minas Gerais: as ações iniciais da Secretaria de Estado de Educação (1971-1972)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660490
Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
e022042
“Porque nenhum deus têm certo”: manifestações religiosas ameríndias e memória coletiva na américa portuguesa (século XVI)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660438
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660438
Fabiana Pauletti, Luciana Richter
e022043
Uso da pesquisa em sala de aula como uma estratégia docente na educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660493
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660493
Iziane Silvestre Nobre, Justino Sousa Junior
e022044
A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325
Vanessa Pereira Amorim de Sousa, Carlos Bauer
e022045
Fragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020]
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667637
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667637
Leandro Turmena, Sidemar Presotto Nunes
e022046
A financeirização da educação: os fundos de investimentos nos “grupos educacionais”
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661334
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661334
Laryssa Mota Guimarães Rocha, Tayanne da Costa Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers
e022049
Memórias da dança na escola-parque de Brasília (1960-1974)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667713
Janaína Specht da Silva Menezes, Carlos Antônio Diniz Júnior, Fábio Araújo de Souza, Alessandra Fontes Iglesias
e022050
Salário-educação: mo(vi)mentos a partir da Constituição Federal de 1988
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668789
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668789
Daniela Rodrigues de Sousa, Joana Peixoto
e022051
Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975
Julio Cesar Pereira Monerat
e022052
História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé: reflexões sobre uma experiência
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665205
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665205
Sandro Conceição de Matos
e022053
Homeschooling: muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664885
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664885
Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Andrea Carla Agnes e Silva Pinto, Durval Saturnino Cardoso de Paula, Sauloéber Tarsio de Souza, Éfer Aires da Silva
e022054
Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação: a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667990
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667990
Mayara Haruka Watanabe Iijima, Amanda Melchiotti Gonçalves, Dhyovana Guerra, Isaura Monica Souza Zanardini
e022055
Banco Mundial: pandemia de Covid-19 e educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667948
Ariadne Lopes Ecar, Fernanda Franchini, Rafaela Silva Rabelo
e022056
Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
e022057
Paulo Freire na educação hoje, fascismo ou paternalismo hipócrita; as vozes da Venezuela e do Brasil falam
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760
Maria Carla Corrochano, Milena Arancibia, Ana Miranda
e022058
Transições juvenis na Argentina e no Brasil: trabalho, educação e família
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671757
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671757
Luciana Xavier Lacerda Bastos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
e022059
Diversidade sexual, educação e luta contra as opressões: a organização do movimento LGBT em Vitória da Conquista
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670668
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8670668

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e022060
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8673242
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8673242

Resenha

Rafaella Barbosa Alparone
e022011
Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8658283
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8658283
Fernanda Bahia
e022019
O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665538
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665538
Gislei José Scapin, Liliana Soares Ferreira
e022047
As narrativas sobre as mudanças no mundo do trabalho: quais “novidades” na dinâmica do capital?
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668650
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668650
Matheus Luiz de Souza Céfalo
e022048
Gamificação e aprendizagem: repensando o ensino de história por meio de jogos
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664833
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664833