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"A zona rural é a que recebe os neófitos..."
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Palavras-chave

Política de educação
Movimento de educação de base
Formação de professores rurais em Mato Grosso

Como Citar

VISQUETTI, Carminha Aparecida; FERREIRA, Nilce Vieira Campos. "A zona rural é a que recebe os neófitos..." : formação de normalistas rurais nas escolas normais rurais brasileiras e em Mato Grosso (1940-1960). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8659737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659737. Acesso em: 25 jul. 2024.

Resumo

Neste texto temos como objetivo analisar a educação rural, a formação ofertada a professoras rurais com enfoque na região Centro Oeste e a atuação do Movimento de Educação de Base – MEB em Mato Grosso. De caráter qualitativo e documental, a pesquisa consubstanciou-se nos elementos da História Nova. Constituem fontes para esta pesquisa: jornal impresso A Cruz (1963, 1964), produzido em Cuiabá/MT; Revistas da Campanha Nacional de Educação Rural – RCNER, (1957, 1959); Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Educação (1944) e mensagens presidenciais do estado de Mato Grosso (1951, 1952, 1956). Como aporte teórico para reflexões que trazemos, temos Sud Mennucci (1934), Gervásio Leite (1944), Ferreira Mendes (1944), entre outros. Inicialmente discutimos algumas diretrizes da educação rural mato-grossense e os desafios da formação de professoras rurais dessa região. Por fim, evidenciamos algumas ações do Movimento de Educação de Base em Mato Grosso. Apontamos que apesar das justificativas em defesa da escola rural e da formação de normalistas para atuarem na educação rural, não foi proporcionado meios para o seu desenvolvimento, evidenciados nos baixos salários pagos a professores, infraestrutura precária ou inexistência de prédios escolares adequados, livros didáticos que não condiziam com a realidade do meio rural, entre outros fatores.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659737
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Referências

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