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Fragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020]
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Palavras-chave

Eleições sindicais
Sindicato de professores
Sindeducação

Como Citar

SOUSA, Vanessa Pereira Amorim de; BAUER, Carlos. Fragmentos históricos do percurso do sindicato dos profissionais do magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) [2002-2020]. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022045, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667637. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O manuscrito tem a finalidade de analisar o percurso histórico dos últimos pleitos eleitorais do SINDEDUCAÇÃO que culminaram na eleição da chapa de oposição para a direção do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público de São Luís (SINDEDUCAÇÃO), em novembro de 2020. Se dispõe a contribuir com o desvelamento do significado político dos pleitos eleitorais para a vanguarda política da categoria de professores, que em meio a desafios envolvendo a precária oferta de ensino remoto diante da pandemia do Covid-19, se mobilizou politicamente construindo fóruns de participação sindical, buscando uma unidade combativa e autônoma da categoria. De abordagem qualitativa, se fundamenta na produção da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE) como Ferreira Junior (1998, 2006a, 2006b, 2008), Bauer (2015), Bauer e Dantas (2018), Robson Silva (2013), tendo em seu percurso metodológico a sustentação em entrevistas realizadas com professores procurando compreender a constituição de permanências e rupturas temporais que possuem eco ou reverberam na atualidade do SINDEDUCAÇÃO. Assim, os resultados constituem aspectos da história do tempo presente, trazendo relevo ao contexto histórico atual por meio da investigação da construção do passado e dos seus usos políticos, registrando na história da educação, os esforços dos professores da rede pública ludovicense na organização política e sindical, identificando que apesar das tentativas, não houve uma unificação das oposições, mas espera-se que a chapa eleita, constituída de diversos coletivos, estabeleça objetivos comuns mediados por práticas pedagógicas e políticas que fortaleça a entidade e garanta a formação política dos professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667637
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