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A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova
Créditos da imagem: Pixabay
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Palavras-chave

Práxis
Revolução Russa
Formação humana
Makarenko

Como Citar

NOBRE, Iziane Silvestre; SOUSA JUNIOR, Justino. A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022044, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8665325. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665325. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, tendo como objeto de análise a práxis pedagógica de Makarenko, tomando como base a obra “Poema Pedagógico”. O artigo inicia-se com uma discussão em torno da categoria práxis, em que se destacam duas questões principais: em primeiro lugar, a afirmação da práxis como categoria central do materialismo dialético; em segundo lugar; a afirmação do seu princípio educativo, decisivo tanto para a formação humana em geral, quanto para a formação do homem e da mulher novos. Depois dessa primeira parte, o artigo dedica-se a uma contextualização da Revolução Russa necessária para a compreensão das condições do surgimento e do desenvolvimento da práxis pedagógica de Makarenko. Por fim, no intuito de compreender os fundamentos da práxis pedagógica de Makarenko e sua contribuição para a pedagogia socialista e para a construção da sociedade soviética, empreende-se a análise da experiência da Colônia Gorki segundo as reflexões do “Poema Pedagógico”. A partir da análise das ricas experiências práticas e contribuições teóricas de Makarenko, este artigo pretende ser uma contribuição para a atualização das perspectivas pedagógicas transformadoras.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325
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