Banner Portal
Paulo Freire na educação hoje, fascismo ou paternalismo hipócrita; as vozes da Venezuela e do Brasil falam
Créditos da imagem: Pixabay
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Paulo Freire
Educação no Brasil e na Venezuela
Paternalismo hipócrita

Como Citar

RODRÍGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, Ivan. Paulo Freire na educação hoje, fascismo ou paternalismo hipócrita; as vozes da Venezuela e do Brasil falam. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022057, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8671760. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8671760. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A presente investigação trata-se de analisar o legado de Paulo Freire como uma utilidade na educação hoje, com fascismo e paternalismo hipócrita; aquí se falam as vozes da Venezuela e do Brasil. É uma investigação com o transmétodo na desconstrução e reconstrução sob rizomas que se rompem, para incluir o andarilho da utopia e suas ideias lendárias em nossa luta. Na reconstrução, verificamos que as palavras fascismo e paternalismo hipócrita não são ofensas inventadas em mentes sem critério. Não. Ao contrário, foram usados ​​na época por Paulo Freire, e continuam sendo uma realidade, principalmente na Venezuela e no Brasil. Apesar disso, nos enchemos de esperança de fé, e nos espelhando em Paulo Freire, contribuímos com nossas ideias para a reconstituição da educação na Venezuela e no Brasil, desmistificando o fascismo e o paternalismo hipócrita.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760
PDF (Español (España))

Referências

AGUILAR, E. C. La educación transformadora en el pensamiento de Paulo Freire. Educere, Mérida, v. 24, n. 78, p. 197-206, 2020. Disponible en: https://bityli.com/zzWgKoMVV. Acceso el: 20 oct. 2022.

CHOMSKY, N. O lucro ou as pessoas: neoliberalismo e ordem global. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

DANTAS JUNIOR, H. S. Paulo Freire, mais do que nunca, incontornável e imprescindível. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 21, p. 1-6, 2021. Disponible en: https://bityli.com/TprAymlx. Acceso el: 20 oct. 2022.

ECO, U. O fascismo eterno. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982a.

FREIRE, P. La naturaleza política de la educación. Cultura poder y liberación. Barcelona: Paidós, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomía: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 7. reimp. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI, 1992.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 2005.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Río de Janeiro: Paz y Tierra, 1982b.

FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

GEHLEN, M. E. O amor X o ódio: a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o desassossego dos neofascistas no Brasil. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-14, 2020. Disponible en: https://bityli.com/kZlbVRWqO. Acesso el: 20 oct. 2022.

GIROUX, H. A.; FIGUEIREDO, G. O. Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial. Ensino, Saúde e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 14, n. esp., p. 1-21, 2021. Disponible en: https://bityli.com/olmaAbQyI. Acceso el: 5 nov. 2022.

KOHAN, W. Paulo Freire más que nunca: una biografía filosófica. Ciudad Autónoma. Buenos Aires: CLACSO, 2020.

LEMUS, J. Paulo Freire: un pensador desde las favelas en reclamo en el Sur. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-16, 2021. Disponible en: https://bityli.com/qOSnQNHCU. Acceso el: 20 oct. 2022.

LEMUS, J.; VELASQUEZ, A.; RODRIGUEZ, M. E. Rasgadas las vestiduras en la Universidad de Oriente República Bolivariana de Venezuela. Rev. Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 1, p. 1-27, 2020. Disponible en: https://bityli.com/pGHKeVDOsy. Acceso el: 3 oct. 2022.

MINISTERIO DEL PODER POPULAR PARA LA EDUCACIÓN. Sistema Educativo Bolivariano Currículo Nacional Bolivariano. Diseño Curricular del Sistema Educativo Bolivariano. Caracas, Venezuela, 2007.

NAKAOSHI, I.; ROJAS, F.; FORTUNATO, I. Paulo Freire e seu legado para a utopia na Educação Ambiental. In: RODRÍGUEZ M. E.; MONÁRREZ, H. (org.). Paulo Freire: el andariego de la utopía. Durango: Instituto Universitario Anglo Español, 2021. p. 103-121.

OLIVEIRA, A. A. Física e Ficção Científica: desvelando mitos culturais em uma educação para a liberdade. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PENA, A. A. P.; ZIENTARSKI, C. Conhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: uma análise à luz da teoría histórico-crítica. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 19, 2019. Disponible en: https://bityli.com/XhJXEtHhP. Acceso el: 5 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. ¿Qué es educar desde Paulo Freire? Educar es formar sujetos problematizadores como el andariego de la utopía. Educare, San Paulo, v. 5, p. 1-23, 2021c. Disponible en: https://bityli.com/sxSENVRXU. Acceso el: 5 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. Deconstrucción: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Sinergias educativas, Quevedo, v. 4, n. 2, p. 43-58, 2019. Disponible en: https://bityli.com/JkSWYa. Acceso el: 5 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. El análisis crítico del discurso: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Visión Educativa IUNAES, Durango, v. 14, n. 31, p-117-128, 2021a. Disponible en: https://bityli.com/GZOMXXkNs. Acceso el: 5 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. Paulo Freire en el sur: la utopía en la praxis en el centenario de su nacimiento. Itapetininga: Hipótese, 2021b.

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Paulo Freire en la educación iberoamericana hoy a la luz del análisis crítico del discurso de sus protagonistas. Revista en línea HISTEDBR, Campinas, SP, v. 21, 2021. Disponible en: https://bityli.com/acspSFBSn. Acceso el: 5 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Resistencia Freiriana: dialogo subversivo Venezuela - Brasil contra el fascismo. Itapetininga: Hipótese, 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; PELETEIRO, I. Antropolítica en Venezuela: un cuenco de mendigo, más aún en tiempos de pandemia 2020. SUMMA - Revista Disciplinaria en Ciencias Económicas y Sociales, Cali, v. 2, n. esp., p. 117-139, 2020. Disponible en: https://bityli.com/ucEyLSMp. Acceso el: 5 nov. 2022.

SICERONE, D. Rizoma, epistemología anarquista e inmanencia en la filosofía de Deleuze y Guattari. Revista de Filosofía, v. 87, n. 3, p. 83-94, 2017. Disponible en: https://bityli.com/tTNJktJnm. Acceso el: 5 nov. 2022.

SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Versión Reina-Valera. Venezuela, 1960.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.