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O novo ensino médio no respaldo liberal
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Palavras-chave

Liberalismo
Políticas educacionais
Novo ensino médio

Como Citar

SILVA, Isis Tomas da; MORETTO, Luciana Nair; KRONBAUER, Glaucia Andreza; TORRES, Carla Michele Ramos; PALHANO, Isabel Castilho. O novo ensino médio no respaldo liberal: uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022020, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8666021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666021. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar como o pensamento liberal influencia as políticas educacionais no Estado brasileiro contemporâneo. Trata-se de um estudo documental que terá como fontes a Lei Federal n. 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Estudo do qual foi realizado à luz do materialismo histórico dialético. Portanto chega-se ao entendimento que esta flexibilização curricular garantida nos referidos documentos, apesar de mencionar a liberdade do jovem na escolha do itinerário curricular, este acaba sendo induzido na sua opção enquanto condição de estar atendendo uma demanda de qualificação técnica para o mercado de trabalho condicionada pelo capitalismo mundial.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666021
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Copyright (c) 2022 Isis Silva; Luciana Moretto; Glaucia Kronbauer; Carla Torres; Isabel Palhano

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