Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Finlândia

Resumo

A Finlândia é um país marcado por eventos negativos em seu passado, mas suas escolhas de investimento em educação pública o colocaram nas últimas décadas no topo das avaliações educacionais e, como consequência, transformaram o país em uma referência mundial. O objetivo deste artigo é analisar os princípios norteadores das formações de professores na Finlândia, visto que esse é um dos pontos considerados como chave para o sucesso desse sistema educacional. A metodologia utilizada no estudo consistiu em uma revisão integrativa sobre o tema nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), no catálogo de teses e dissertações da CAPES e no portal de periódicos CAPES/MEC. Utilizou-se os descritores Finlândia e Professor na língua portuguesa e suas traduções na língua inglesa e espanhola. Conclui-se que as pesquisas sobre a formação de professores na Finlândia podem subsidiar as discussões na área da Educação e a formulação de políticas públicas quanto a diferentes possibilidades de formação, com resultados amplamente comprovados e referendados internacionalmente, para potencializar as transformações necessárias das formações docentes no Brasil.

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Biografia do Autor

Luciano Marcelo Stern Diniz de Oliveira, Associação Gente de Bem

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Coordenador da Pós-graduação em Educação Transformadora da Associação Gente de Bem.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. S. D. de; STOLTZ, T. Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022024, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8661095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661095. Acesso em: 26 set. 2022.