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Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia
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Palavras-chave

Educação
Formação de professores
Finlândia

Como Citar

OLIVEIRA, Luciano Marcelo Stern Diniz de; STOLTZ, Tania. Revisão integrativa sobre a formação de professores na Finlândia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022024, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8661095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661095. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Finlândia é um país marcado por eventos negativos em seu passado, mas suas escolhas de investimento em educação pública o colocaram nas últimas décadas no topo das avaliações educacionais e, como consequência, transformaram o país em uma referência mundial. O objetivo deste artigo é analisar os princípios norteadores das formações de professores na Finlândia, visto que esse é um dos pontos considerados como chave para o sucesso desse sistema educacional. A metodologia utilizada no estudo consistiu em uma revisão integrativa sobre o tema nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), no catálogo de teses e dissertações da CAPES e no portal de periódicos CAPES/MEC. Utilizou-se os descritores Finlândia e Professor na língua portuguesa e suas traduções na língua inglesa e espanhola. Conclui-se que as pesquisas sobre a formação de professores na Finlândia podem subsidiar as discussões na área da Educação e a formulação de políticas públicas quanto a diferentes possibilidades de formação, com resultados amplamente comprovados e referendados internacionalmente, para potencializar as transformações necessárias das formações docentes no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661095
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