Banner Portal
Transições juvenis na Argentina e no Brasil
Créditos da imagem: Pixabay
PDF

Palavras-chave

Jovens
Transições juvenis
Trabalho
Educação
Família
Gênero
Pandemia de covid-19

Como Citar

CORROCHANO, Maria Carla; ARANCIBIA, Milena; MIRANDA, Ana. Transições juvenis na Argentina e no Brasil: trabalho, educação e família. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022058, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8671757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8671757. Acesso em: 25 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Partindo da relevância em considerar as inter-relações entre estudos, trabalho e vida familiar na análise das transições juvenis, especialmente para a realidade da América Latina, o artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação realizada em São Paulo e em Buenos Aires com objetivo de contribuir para a construção de políticas públicas de geração de trabalho e renda para jovens. Entre os anos de 2019 e 2021 foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com jovens moradores de regiões periféricas nos dois municípios. Os resultados destacam a importância que a dimensão familiar em sua interface com a educação e o trabalho ganhou nas trajetórias juvenis, especialmente considerando o agravamento das desigualdades de gênero no contexto da pandemia de covid-19. As investigações em ambos os países mostram que estas desigualdades se manifestam mesmo em diferentes contextos e para diferentes perfis de jovens.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671757
PDF

Referências

ABRAMO, H. W.; VENTURI, G.; CORROCHANO, M. C. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos estudos Cebrap, v. 39, n. 3, p. 523-542, 2020. Disponível em: https://bityli.com/X6LaQ. Acesso em: 06 dez. 2021.

ABRAMO, L. Jóvenes y familias: políticas para apoyar trayectorias de inclusión. Políticas Sociales, Santiago, n. 241, 2021. Disponível em: https://bityli.com/xe9Si. Acesso em: 01 dez. 2022.

ANZORENA, C. 'Mujeres': destinatarias privilegiadas de los planes sociales de inicios del siglo XXI - reflexiones desde una perspectiva crítica de género. Revista de Estudos Feministas, v. 18, n. 3, p. 725-746, 2010. Disponível em: https://bityli.com/fSPOB. Acesso em: 01 jul. 2022.

ARROYO, M. G. O direito do trabalhador à educação. In: GOMEZ, C. M. et al. (org.). Trabalho e conhecimento: dilema na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987.

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ATKINSON, R.; FLINT, J. Accessing hidden and hard-to-reach populations: snowball research strategies. Social research update, n. 33, p. 1-4, 2001. Disponível em: https://bityli.com/kklb8. Acesso em: 02 jul. 2018.

BATISTA, A. A. G.; SILVA, H. C. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013. Disponível em: https://bityli.com/3lMyE. Acesso em: 03 maio 2022.

BATTHYÁNY, K.; FERRARI, F.; SCAVINO, S. Juventud, representaciones sobre el trabajo no remunerado y brechas en el uso del tiempo. Dichos y hechos. In: BOADO, M. (Coord.). El Uruguay desde la sociología. Montevideo, 2015. Disponível em: https://bityli.com/mDKsy. Acesso em: 02 fev. 2019.

BATTHYÁNY, K.; SÁNCHEZ, A. S. Profundización de las brechas de desigualdad por razones de género: el impacto de la pandemia en los cuidados, el mercado de trabajo y la violência en América Latina y el Caribe. Nueva Época, n. 25, p. 12-23, 2020 Disponível em: https://bityli.com/qQI6D. Acesso em: 30 jul. 2020.

BOWLEY, S.; VERWEIJN-SLAMNESCU, R. Peer research: how to make a difference. Centre for Child and Family Research. Catch 22. National Care Advisory Service (NCAS), 2010. Disponível em: https://bityli.com/4ztnM. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRANDÃO, C. R. Pesquisar-participar. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981. p. 9-17.

CAMARANO, A. A. Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: IPEA, 2006.

CARCAR, F. et al. Trayectorias rotas: resultados de la investigación entre jóvenes pares en centros barriales del Gran Buenos Aires. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, 2020.

CARDINI, A.; D’ALESSANDRE, V.; TORRE, E. Educar en tiempos de pandemia: respuestas provinciales al COVID-19 en Argentina. Buenos Aires, 2020. Disponível em: https://bityli.com/1trjM. Acesso em: 21 abr. 2021.

CARVALHO, S. S.; NOGUEIRA, M. O. O trabalho precário e pandemia: os grupos de risco na economia do trabalho. Mercado de Trabalho. Brasília: IPEA, n. 70, p. 50-68, set. 2020. Disponível em: https://bityli.com/6MWy6. Acesso em: 04 jan. 2021.

CEPAL. La autonomía económica de las mujeres en la recuperación sostenible y con igualdad. Nações Unidas: CEPAL, 2021. Disponível em: https://bityli.com/Ty6QW. Acesso em: 03 dez. 2021.

CEPAL. Universalizar el acceso a las tecnologías digitales para enfrentar los efectos del COVID-19. Nações Unidas: CEPAL, 2020. Disponível em: https://bityli.com/NvOB8. Acesso em: 01 maio 2021.

COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciencia e a política do empoderamento. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.

COMIN, A. Trabalhar para estudar: sobre a pertinência da noção transição escola-trabalho no Brasil. Novos estudos Cebrap, n. 91, p. 75-95, nov. 2011. Disponível em: https://bityli.com/DieyT. Acesso em: 21 abr. 2020.

CORROCHANO, M. C. et al. Colectiva de jóvenes en Brasil: sobre investigación, acción y aliento en timpos pandémicos. In: ARANCIBIA, M. et al. (org.). Sobre esquinas y puentes: juventudes urbanas, pobreza persistente y estratégias productivas comunitárias. Ciudad Autônoma de Buenos Aires, AR: Flacso, 2021.

CORROCHANO, M. C. O trabalho e a sua ausência: narrativas juvenis na metrópole. São Paulo: Ed. Annablume: FAPESP, 2012.

CORROCHANO, M. C.; ABRAMO, H. W.; ABRAMO, L. O trabalho juvenil na agenda pública brasileira: avanços, tensões, limites. Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, Buenos Aires, v. 22, n. 35, p. 135-169, jan. 2017. Disponível em: https://bityli.com/9Q6ZW. Acesso em: 14 abr. 2017.

CORROCHANO, M. C.; NAKANO, M. C. Jovens, mundo do trabalho e escola. In: SPOSITO, M. P. (org.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002. p. 95-134.

COUTINHO, L.; MARTINS, M. F.; CORROCHANO, M. C. O trabalho remoto escolar no contexto pandêmico: limites e possibilidades de estudantes da educação básica da região metropolitana de Sorocaba. ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 223-244, jul./dez., 2022. Disponível em: https://bityli.com/7VlUn. Acesso em: 21 abr. 2022.

CUERVO, H.; WYN, J. A longitudinal analysis of belonging: temporal, performative and relational practices by young people in rural Australia’. Young, v. 25, n. 3, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://bityli.com/BFKq9. Acesso em: 22 abr. 2020.

D´ANDREA, T. Contribuições para a definição dos conceitos periferia e sujeitas e sujeitos periféricos. Novos Estudos Cebrap, n. 39, p. 19-36, 2020. Disponível em: https://bityli.com/idVxF. Acesso em: 01 dez, 2022.

DINERSTEIN, A. C. El Trabajo en transición. Crisis, subjetividad, reproducción social ampliada, re-espacialización y la Sociología del Trabajo. Sociología del Trabajo, n. 91, p. 27-43, 2017. Disponível em: https://bityli.com/Rs1DK. Acesso em: 02 maio 2021.

FAUR, E. El cuidado infantil desde las perspectivas de las mujeres-madres. In: ESQUIVEL, V.; FAUER, E.; JELIN, E. Las lógicas del cuidado infantil: entre las familias, el estado y el mercado. Buenos Aires: IDES, 2012, p. 107-164.

FINDLING, L. et al., Cuidados y familias: los senderos de la solidaridad intergeneracional. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo, 2018.

FOGEL, R. Una aproximación teórico-metodológica a la investigación acción. In: FOGEL, R. La investigación acción socioambiental: repaso de lecciones destiladas. Assunção: Centro de Estudios Rurales Interdisciplinarios (CERI), 1999. p. 24-58. Disponível em: https://bityli.com/EiTaa. Acesso em: 07 dez. 2022.

FRANZÓI, N. L.; FISCHER, M. C. O estudante trabalhador na escola pública: um direito negado? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 136, p. 1-23, out. 2019. Disponível em: https://bityli.com/go1VU. Acesso em: 20 abr. 2020.

FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo: Instituto Cidadania, 2004. p. 180-216.

GUIMARAES, N. A.; BRITO, M. M. A.; COMIN, A. A. Trajetórias e transições entre jovens brasileiros: pode a expansão eludir as desigualdades? Novos estudos Cebrap, v. 39, n. 3, p. 475-498, set. 2020. Disponível em: https://bityli.com/SdgLi. Acesso em: 02 abr. 2021.

GUIMARÃES, N. A.; VIEIRA, P. P. As “ajudas”: o cuidado que não diz seu nome. Estudos Avançados, n. 34 (98), p. 7-23, 2020.

HIRATA, H. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo social, v. 26, n. 1, p. 61-73, jun. 2014. Disponível em: https://bityli.com/UPivX. Acesso em: 03 jan. 2020.

JIRÓN, P. Implicancias de género en las experiencias de movilidad cotidiana urbana en Santiago de Chile”. Revista Venezolana de Estudios de La Mujer, v. 12, n. 29, p. 2-20, 2007. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Disponível em: https://bityli.com/G91kQ. Acesso em: 02 jun. 2020.

KERGOAT, D. Le care et l´imbrication des rapports sociaux. In: GUIMARÃES, N. A.; MARUANI, M.; SORJ, B. (Org.). Genre, race, classe: travailler en France et au Brésil. Paris: Harmattan, 2016. p. 11-23.

KOWARICK, L.; MARQUES E. M. São Paulo: novos percursos e atores. São Paulo: Ed. 34, 2011.

MADEIRA, F. R. Os jovens e as mudanças estruturais na década de 70: questionando pressupostos e sugerindo pistas. Cadernos de Pesquisa, n. 58, p. 15-48, ago. 1986.

MARTIN-CABRERA, L. Ciencia, compromiso y cambio social. Textos de Orlando Fals Borda. In: FARFÁN, N. A. H.; GUZMÁN, L. L. (comp.). Polis, Santiago, v. 13, n. 38, p. 637-641, ago. 2014. Disponível em: https://bityli.com/G9S4S. Acesso em: 07 dez. 2020.

MARUANI, M. Introdução. O adeus ao trabalho, e aí? In: MARUANI, M. (Org.). Trabalho, logo existo: perspectivas feministas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. p. 11-17.

MIRANDA A.; ARANCIBIA M.; FAINSTEIN, C. Estrategias comunitarias de construcción de oportunidades de juventudes en situación de vulnerabilidad. Revista Reflexiones, v. 100, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://bityli.com/H5QQW. Acesso em: 02 abr. 2022.

MIRANDA, A. Aportes para una lectura crítica del vínculo entre la juventud, la educación y el mundo del trabajo. In: MIRANDA, A. (org.). Sociologia de la educación y transición al mundo del trabajo. Buenos Aires: Teseo, 2015. p. 77-102.

MIRANDA, A.; ARANCIBIA, M. La ambición es autobiográfica: género, espacio y desigualdad social entre jóvenes mujeres en el Gran Buenos Aires. Revista Sudamérica, n. 9, p. 95-116, 2018. Disponível em: https://bityli.com/eLH1F. Acesso em: 22 abr. 2020.

MIRANDA, A.; CORICA, A. Las actividades laborales y extraescolares de jóvenes de la escuela secundaria en la Argentina de principios del siglo XXI. Perfiles educativos, n. 37, p. 100-118, 2015.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação v. 12, n. 34, p. 137-151, 2007. Disponível em: https://bityli.com/Y5lO7. Acesso em 01 dez. 2021.

PAIS, J. M. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto, Âmbar, 2001.

PAUTASSI, L. C. Del “boom” del cuidado al ejercicio de derechos. Revista Internacional de Derechos Humanos, Associação Direitos Humanos em Rede, São Paulo, v. 13, n. 24, p. 2-14. 2016. Disponível em: https://bityli.com/kyN3K. Acesso em: 22 abr. 2018.

PEREGRINO, M. Juventude, trabalho e escola: elementos para análise de uma posição social fecunda. Cad. Cedes, v. 31, n. 84, p. 275-291, maio/ago. 2011. Disponível em: https://bityli.com/UEXoL. Acesso em: 02 abr. 2021.

RISMAN, B. J. Gender as a social structure. In: RISMAN, B. J. (Org.). Handbook of the Sociology of Gender. Springer: EUA, 2018. p. 19-43.

RODRÍGUEZ, E. C. M.; MARZONETTO, G. L. Organización social del cuidado y desigualdad: el déficit de políticas públicas de cuidado en Argentina. Revista Perspectivas de Políticas Públicas, v. 4 n. 8, p. 103-134, 2015. Disponível em: https://bityli.com/USnJE. Acesso em: 02 maio 2016.

SANTIS B, R. et al. Implementación de la Entrevista de Acceso Privilegiado para caracterizar consumidores de pasta base de cocaína. Rev. chil. neuro-psiquiatria, v. 42, n. 4, p. 273-280, oct. 2004. Disponível em: https://bityli.com/y5Y55. Acesso em: 07 dez. 2022.

SARAVÍ, G. A. Segregación urbana y espacio público: los jóvenes en enclaves de pobreza estructural. Revista de la CEPAL, n. 83. p. 33-48, 2004. Disponível em: https://bityli.com/SN4rv. Acesso em: 07 dez. 2020.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34, p. 182-165, jan./abr. 2007. Disponível em: https://bityli.com/iQHqZdG. Acesso em: 02 abr. 2021.

SEGURA, R. Elementos para un crítica de la noción de segregación residencial socio-económica: desigualdades, desplazamientos e interacciones en la periferia de La Plata. Revista del Área de Estudios Urbanos, n. 2, p. 106-132, 2012.

SENKEVICS, A.; CARVALHO, M. P. Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 944-968, out./dez. 2015. Disponível em: https://bityli.com/dub2E. Acesso em: 20 nov. 2022.

SOARES, A. Tão longe, tão perto. Revista Latino-americana de Estudos do Trabalho, n. 26, p. 89-117, 2011. Disponível em: https://bityli.com/IlMHB. Acesso em: 01 jul. 2020.

SOBRINHO, A.; ABRAMO, H. W. A juventude na mira da pandemia. Folha de S. Paulo. São Paulo, 25 abr. 2021. Disponível em: https://bityli.com/bhf5s. Acesso em: 02 maio 2021.

SPOSITO, M. P. et al. (org.). Trabalhador-estudante: um perfil do aluno do curso superior noturno. São Paulo: Loyola, 1989.

SPOSITO, M. P.; SOUZA, R.; SILVA, F. A. e. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa. v. 44, 2018. Disponível em: https://bityli.com/4j15V. Acesso em: 20 nov. 2022.

TELLES, V. S.; CABANES, R. (Org.). Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, 2006.

TOMMASI, L. de; CORROCHANO, M. C. Do qualificar ao empreender: políticas de trabalho para jovens no Brasil. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 353-371, 2020. Disponível em: https://bityli.com/jWcIG. Acesso em: 7 dez. 2022.

UNICEF y Dirección Nacional de Economía, Igualdad y Género. Desafíos de las políticas públicas frente a las crisis de los cuidados: el impacto de la pandemia en los hogares con niños, niñas y adolescentes a cargo de mujeres. UNICEF, 2021. Disponível em: https://bityli.com/nL3O2. Acesso em: 02 jul. 2022.

VARGAS, H. M.; PAULA, M. de F. C. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado”. Avaliação, v. 18, n. 2, p. 459-85, 2013. Disponível em: https://bityli.com/XPHPK. Acesso em: 04 jan. 2020.

WARR, D. The ambivalent implications of strong belonging for young people living in poor neighborhoods. In: WYN, J.; CAHILL, H. (Org.). Handbook of children and youth studies. Singapore: Springer, 2015. p. 665–677.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.