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História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé
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Palavras-chave

Educação tecnológica
Extensão popular
Emancipação
Disciplina de História

Como Citar

MONERAT, Julio Cesar Pereira. História e educação tecnológica no IF Sudeste MG – campus Muriaé: reflexões sobre uma experiência. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022052, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8665205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665205. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

O artigo realiza uma análise do papel da Disciplina de História na efetivação da educação tecnológica no campus Muriaé do IF Sudeste MG. O texto objetiva demonstrar a importância da Disciplina de História nesse processo tendo em vista seu papel no desenvolvimento de projetos de extensão popular e de pesquisa articulados ao ensino naquele campus. O referencial teórico é de matriz marxista, sendo relevantes os autores que desenvolvem o conceito de educação tecnológica. Metodologicamente o artigo combina (1) uma descrição e análise de processualidades efetivadas no campus Muriaé – relacionadas: à elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP); implementação de projetos de extensão popular e pesquisa histórica de movimentos sociais – com (2) uma revisão bibliográfica relacionada à educação tecnológica, bem como ao conhecimento científico. Descrição de processualidades, revisão bibliográfica e análise estão entremeadas no artigo, sendo apresentados e retomados sucessivamente. Na primeira parte, descreve-se a elaboração do PPP do campus e, em seguida, analisa tal dinâmica a partir da conceituação de educação tecnológica. Na sequência, o texto revisa teoricamente a concepção de ciência e sua relação com a educação tecnológica, utilizando-se desse referencial para analisar os projetos de extensão popular e pesquisa nos quais a Disciplina de História teve sua centralidade estabelecida e que são devidamente descritos no artigo. Articulando os momentos descritivos e analíticos apresentados no texto, o artigo não traz propriamente uma conclusão, mas sim revisa as práticas descritas, apontando as contradições que as acompanham e que se referem, fundamentalmente, às contradições da sociabilidade regida pelo capital, reforçando, em contrapartida, o papel emancipatório da educação tecnológica.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665205
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