Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior

um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052

Palavras-chave:

Educação a distância, Pandemia, Sedução, Alienação, Ensino de ciências naturais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar ideias de sedução que permeiam a subjetividade dos professores da área das Ciências Naturais, contribuindo para justificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação em tempos de pandemia. A partir de um formulário disponibilizado de forma online, docentes de Universidades Federais responderam a afirmações sobre o uso dessas tecnologias através de uma escala Likert. As perguntas traziam ideias sedutoras que permeiam as concepções dos professores acerca das novas determinações do mercado sobre seu trabalho docente. As categorias apreendidas foram: responsabilidade individual/autonomia; eficiência/modernidade; crítica; afetividade; continuidade/manutenção; igualdade; praticidade/facilidade. Com exceção da ideia de igualdade (de acesso aos recursos das TDICs), seguida pelas ideias de praticidade/facilidade e afetividade, questões que expressam todas as demais categorias tiveram grande concordância entre os participantes. É preciso socializar os condicionantes históricos que constituem o fetichismo tecnológico, desenvolvendo entre os docentes possibilidades de relações sociais articuladas e organizadas, combatendo pressões mercadológicas e construindo meios de resistência que superem a reprodução das relações sociais alienadas.

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Biografia do Autor

Daiany Pressato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru.

Guilherme Augusto Fernandes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru.

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru. Professora Adjunta do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional.

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília. Professora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Botucatu. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

PRESSATO, D.; FERNANDES, G. A.; LIPORINI, T. Q.; CAMPOS, L. M. L. Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior: um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022040, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8661052. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661052. Acesso em: 8 fev. 2023.