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Subsídios para a compreensão da educação no Brasil e Portugal durante os seus períodos ditatoriais civis-militares
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Palavras-chave

Educação
Ditadura
Brasil
Portugal

Como Citar

SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; NUNES, Rosa Soares. Subsídios para a compreensão da educação no Brasil e Portugal durante os seus períodos ditatoriais civis-militares: análise comparativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8670891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670891. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo pretende-se apresentar uma análise comparativa da educação brasileira e portuguesa no decurso de suas ditaduras militares: a Ditadura Civil-Militar de 1964 brasileira (1964-1985) e o Estado Novo português (1933-1974). A pesquisa será de cunho bibliográfico e documental e buscará compreender as relações entre educação e sociedade, sobretudo o projeto de sociedade idealizada por governos ditatoriais civis-militares. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi o materialismo histórico-dialético, na perspectiva de investigação da história comparada da educação. Utilizamos bibliografias, de autores brasileiros e portugueses, que nos auxiliaram na compreensão dos antecedentes histórico, políticos e educacionais vivenciados nos países. As fontes documentais utilizadas foram as leis educacionais brasileiras e portuguesas. A despeito de algumas particularidades, a educação de ambos os países se aproximam em diversos aspectos, tais como a necessidade de uma nova identidade nacional, as dualidades educação/instrução e ensino superior/profissionalização da educação média, valorização das tradições nacionais e fortalecimento da moralidade e civismo.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670891
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