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Política de formação de professores: desafios no contexto da crise atual
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Palavras-chave

História. Trabalho. Educação. Formação de professores

Como Citar

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Política de formação de professores: desafios no contexto da crise atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33e, p. 216–224, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33e.8639536. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639536. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Nas últimas três décadas, a formação e o trabalho de professores tem sido objeto dedebates, pesquisas, políticas, regulamentações. O tema, hoje, sem dúvida, adquiriucentralidade quando tratamos da educação formal e vem sendo tratado no conjunto dasreformas curriculares, das políticas de avaliação, das de financiamento produzidas nocontexto histórico da reorganização produtiva do capital monopolista. Sobre ele muito temsido escrito no Brasil e em outros países. Este texto insiste no estudo deste tema a quemuitos já se dedicaram. Mas, suas autoras, que o vêm pesquisando já algum tempo,examinam-no segundo a perspectiva teórica marxista que tem no constructo modo deprodução uma das suas categorias centrais. Na ordem burguesa, educação e trabalho dizemrespeito a interesses antagônicos: aos do capital e aos do trabalho, pois, tanto podemconcorrer para manterem a ordem social como para superá-la. Organizamos da seguintemaneira este estudo: 1. Política de formação de professores inscrita no modo de produçãocapitalista; 2. Contexto histórico e tendências atuais nas políticas de formação e dotrabalho docente; 3. Desafios históricos à formação e ao trabalho dos professores.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33e.8639536
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Referências

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