Banner Portal
Folhetos de cordel, uma prática educativa que motiva diálogos interculturais
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação. Cordel. Interculturalidade. Cotidiano. Cultura

How to Cite

ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Folhetos de cordel, uma prática educativa que motiva diálogos interculturais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 159–168, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8639560. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639560. Acesso em: 1 jul. 2024.

Abstract

Neste artigo objetivamos mostrar o cordel como construtor de visões de mundo e decultura, que tem um potencial educativo, visto que, além do papel social e cultural queexerce, através dele, aprende-se e se ensina. Através do cordel, é possível educar. Dessaforma, como educação e cultura se constituem elementos fundantes e essenciais para oentendimento da sociedade, o cordel participa desse processo, educando e contribuindopara a construção de conhecimentos a partir de diálogos interculturais.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639560
PDF (Português (Brasil))

References

COULON, A. Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

FORNET-BETANCOURT, R. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. São Paulo: Vozes, 2005.

GUINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

GUINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GUINZBURG, C. Olhos de Madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.