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O conhecimento histórico vulgarizado: a “ditadura” do manual didático
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Palavras-chave

Conhecimento histórico. Ensino de História. Manual didático. Ensinos fundamental e médio

Como Citar

CENTENO, Carla Villamaina. O conhecimento histórico vulgarizado: a “ditadura” do manual didático. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33, p. 169–178, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33.8639561. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639561. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma crítica acerca do conhecimento históricotransmitido em sala de aula, nos níveis de ensino fundamental e médio. É motivado porvárias críticas acerca da utilização indiscriminada do manual didático. Segundo algunsautores, o manual estaria determinando o que deve ser ensinado aos estudantes evulgarizando o ensino. Num primeiro momento, o texto aborda a gênese do manualdidático e, num segundo momento, desenvolve a crítica. O manual didático impera compoder absoluto nas escolas e vem disfarçado também sob o nome de apostila. Oconhecimento que ele veicula é fragmentado e simplificado por não proporcionar o acessoa fontes e pensamentos diversos e opostos.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639561
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