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História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica
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Palavras-chave

Educação histórica. Ensino de história. Memória

Como Citar

CAINELLI, Marlene Rosa; TUMA, Magda Madalena P. História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 211–222, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i34.8639589. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639589. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O projeto em desenvolvimento: Iniciando crianças na arte do conhecimento histórico, partedo pressuposto que crianças assimilam representações da realidade que adquirem nafamília, na sociedade, na mídia o que resulta em suportes para o desenvolvimento dopensamento histórico. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre o processo de ensino eaprendizagem na perspectiva da educação histórica na tentativa de perceber quais relaçõesestabelecem as crianças com a ciência da História e com os procedimentos de construçãodo conhecimento histórico em sala de aula. É uma pesquisa empírica que busca além daobservação de campo, a interferência no processo de ensino aprendizagem. O objetoescolhido para este artigo é um trabalho de campo realizado com alunos da 4ª série no“Memorial do Pioneiro” recentemente inaugurado na cidade de Londrina.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639589
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