Banner Portal
Reconstrução histórica das instituições escolares públicas do Paraná
PDF (Português (Brasil))

Keywords

História da Educação. História das Instituições Escolares. Instituições Escolares do Paraná

How to Cite

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Reconstrução histórica das instituições escolares públicas do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639623. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo apresenta o projeto de pesquisa: “Reconstrução histórica das InstituiçõesEscolares Publicas do Estado do Paraná”, que tem o objetivo de resgatar as fonteshistóricas das Instituições Escolares do Paraná criadas no período de 1900 a 1950. Apesquisa foi organizada pelos GTs do HISTEDBR no Estado do Paraná, em encontrorealizado em 2007, que contou com a presença dos coordenadores dos GTs vinculadosàs Instituições de Ensino Superior (IES): UEPG, UEM, PUCPR, UNICENTRO,UNIOESTE e UNICs. A pesquisa está em desenvolvimento, com alguns resultadosobtidos.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639623
PDF (Português (Brasil))

References

ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JR., D. (orgs.). Novos temas em História da educação brasileira. Instituições Escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.

HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

MARX e ENGELS. Obras escolhidas. volume II. São Paulo: Alfa–Omega,(s.d.).

MIGUEL, M. E. B. Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma tentativa de sistematização. In. LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: PUCPR; Palmas, PR: UNICS; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2004. p. 111 – 140.

NASCIMENTO, M. I. M. et al (Orgs.) Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2007

NASCIMENTO, M. I. M.. Grupos Escolares na Região dos Campos Gerais-PR: In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos Escolares: Cultura Escolar Primária e Escolarização da Infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

NASCIMENTO, M. I. M.. A primeira escola de professores dos Campos Gerais-PR. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2004.

NASCIMENTO, M. I. M.. Primeira escola republicana nos Campos Gerais: “Dr. Vicente Machado” 1904-2004. Curitiba: Chain, 2004

PAULILO, A. et al. Arquivo Fernando de Azevedo: instrumentos de pesquisa em fonte primária. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.). Pesquisa em História da Educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte, 1999. p. 201-208.

SANFELICE, J. L. História, Instituições Escolares e gestores educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.20–27, ago/2006. Disponível: www.histedbr.fae.unicamp.br/art4_22e.pdf Acesso: 06/08/07.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: PUCPR; Palmas, PR: UNICS; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2004. p.3 – 12.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas: reconstruindo o conceito. In: FARIA FILHO, L.M. (Org.) Pesquisa em História da educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG Edições,1999, p.9-24

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). História e História da Educação. O debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.

VIDAL, D. G.. Fim do mundo do fim: avaliação, preservação e descarte documental. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a História da Educação.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.