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Estado da arte acerca das escolas multisseriadas
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Palavras-chave

Instituições Escolares. Escolas Multisseriadas. Estado da Arte

Como Citar

CARDOSO, Maria Angélica; JACOMELI, Mara Regina Martins. Estado da arte acerca das escolas multisseriadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 174–193, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639788. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho é parte integrante da pesquisa de Doutorado em Educação, em andamento.Não visamos, nesse momento, apresentar dados analíticos, mas apresentar os primeiroslevantamentos relativos à produção científica acerca das escolas multisseriadas. Tema demeu interesse, o projeto nasceu, em 2006, a partir da relação que fiz entre a minha práticadocente, em classes multisseriadas, e estudos sobre a organização do trabalho didático emescolas primárias de ensino mútuo. Para sua elaboração, efetuamos um levantamentoinicial sobre o tema com a finalidade de averiguar o volume real de estudos e pesquisasrelacionados às escolas multisseriadas. O resultado confirmou nossa hipótese: poucas eramas pesquisas abordando tal objeto. Com o objetivo de mapear a produção referente àsescolas multisseriadas iniciamos a primeira fase investigativa com o levantamento daprodução. Os trabalhos de identificação e quantificação, ainda que incompletos,permitiram a apresentação de alguns dados preliminares. Salientamos que esselevantamento é parcial e não está finalizado. Porém, é certo que o interesse pelas escolasmultisseriadas é muito recente, data dos últimos dezesseis anos: as centenárias escolasmultisseriadas, não passam de “adolescentes” objetos de pesquisas.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639788
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