Resumo
Este trabalho é parte integrante da pesquisa de Doutorado em Educação, em andamento.Não visamos, nesse momento, apresentar dados analíticos, mas apresentar os primeiroslevantamentos relativos à produção científica acerca das escolas multisseriadas. Tema demeu interesse, o projeto nasceu, em 2006, a partir da relação que fiz entre a minha práticadocente, em classes multisseriadas, e estudos sobre a organização do trabalho didático emescolas primárias de ensino mútuo. Para sua elaboração, efetuamos um levantamentoinicial sobre o tema com a finalidade de averiguar o volume real de estudos e pesquisasrelacionados às escolas multisseriadas. O resultado confirmou nossa hipótese: poucas eramas pesquisas abordando tal objeto. Com o objetivo de mapear a produção referente àsescolas multisseriadas iniciamos a primeira fase investigativa com o levantamento daprodução. Os trabalhos de identificação e quantificação, ainda que incompletos,permitiram a apresentação de alguns dados preliminares. Salientamos que esselevantamento é parcial e não está finalizado. Porém, é certo que o interesse pelas escolasmultisseriadas é muito recente, data dos últimos dezesseis anos: as centenárias escolasmultisseriadas, não passam de “adolescentes” objetos de pesquisas.Referências
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