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Representação da fronteira Brasil-Paraguai: análise entre os professores de geografia da Escola Estadual Vespasiano Martins no município de Amambaí/MS
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Palavras-chave

Amambaí. Fronteira. Ensino de Geografia

Como Citar

MICHENCO, Sivaldo de Macedo. Representação da fronteira Brasil-Paraguai: análise entre os professores de geografia da Escola Estadual Vespasiano Martins no município de Amambaí/MS. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 258–273, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639818. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho está vinculado à dissertação, em andamento, do mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados e visa conceituar a relação entre a realidade de fronteira e a atuação do professor de geografia nessa realidade. O desenvolvimento do trabalho parte de uma pesquisa com professores de geografia da Escola Estadual Vespasiano Martins localizada no município de Amambai- MS. Nascem assim as seguintes perguntas: Quais as representações de fronteira de tais professores? Como os mesmos delineiam em suas praticas pedagógicas tais concepções? No município em questão está presente um conjunto de intermediações e diversidades de línguas (português [gaúchos, mato-grossenses], espanhol e guarani) e de práticas culturais mescladas que ratificam a análise proposta. O trabalho busca, assim, sua relevância na problemática mencionada, bem como no fato de que, nesta pesquisa sobre educação, o ponto de partida se constitui num duplo desafio: pensar a fronteira e o sujeito de fronteira a partir das concepções dos professores, mas também pensar a geografia como proposta de conhecimento do sujeito de fronteira.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639818
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