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Victor Ferreira do Amaral e Silva: do Oikos a Scholé (1862-1878)1
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Palavras-chave

História da educação. instrução primária. Instrução secundária

Como Citar

CAMPOS, Névio de. Victor Ferreira do Amaral e Silva: do Oikos a Scholé (1862-1878)1. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 72–87, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a trajetória escolar de Victor Ferreira do Amaral e Silva, enfatizando sua educação primária e secundária cursadas no Colégio Jacob Müller (Curitiba) e no Colégio Abílio (Rio de Janeiro). Discutir a trajetória escolar de Victor do Amaral e Silva mostra-se relevante para compreender o percurso típico dos filhos das elites paranaenses do século XIX. Apoia-se no conceito de trajetória de Bourdieu para problematizar o percurso escolar de Victor do Amaral articulado aos contextos social, político, cultural (educacional) e econômico, privilegiando uma abordagem próxima ao modelo representacional, no qual a experiência desse personagem sintetiza várias outras biografias. Desse modo, por meio da trajetória de Victor do Amaral foi possível compreender o movimento da elite política e econômica da Província do Paraná ao longo da segunda metade do século XIX que ao pôr seus filhos nas escolas de prestígio buscava prepará-los para ingressar no ensino superior e garantir suas presenças nos espaços públicos e privados de maior relevo do cenário paranaense.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639836
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