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O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo
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Palavras-chave

Legislação educacional. Interpretação de fontes. Marxismo. História da Educação

Como Citar

CASTANHA, André Paulo. O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 309–331, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639912. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639912. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo principal do texto é apresentar algumas alternativas teóricas e metodológicas para o uso e interpretação da legislação educacional como fonte nos estudos histórico-educativos. Como utilizá-las? Como interpretá-las? Eis algumas questões que norteiam o estudo. As leis da educação são apresentadas como sínteses de múltiplas determinações, visto que expressam projetos políticos e de civilização carregados de sonhos, desejos, direitos, deveres, preconceitos, interesses públicos e privados, enfim trazem em si as contradições presentes na sociedade. As leis são, portanto, documentos fundamentais para compreender o processo histórico de um determinado período. As reflexões estão fundamentadas no marxismo com ênfase nas contribuições de Marx, Gramsci, Thompson e Ragazzini.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639912
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