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Ideários, concepções e práticas na formação de professores da rede municipal de Curitiba
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Keywords

Ideários
concepções e práticas pedagógicas. Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Formação continuada de professores

How to Cite

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Ideários, concepções e práticas na formação de professores da rede municipal de Curitiba. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 78–91, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639929. Acesso em: 5 jul. 2024.

Abstract

No período compreendido entre 1979 e 1992, quatro propostas educacionais foram adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba, correspondendo às gestões dos prefeitos Jaime Lerner (1979-1983 e 1989-1992), Maurício Fruet (1983-1985) e Roberto Requião (1985-1989). Essas propostas corresponderam a momentos históricos distintos, que suscitaram tendências educacionais diferenciadas, com efeito direto no fazer pedagógico dos professores e que, como consequência, repercutiram de forma diferenciada no tratamento da formação continuada de professores. O objetivo deste estudo é analisar os diferentes ideários, concepções e práticas pedagógicas no período, com os estilos de formação docente deles resultante. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nos trabalhos de Poulantzas (2000), Saviani (2005), Miguel e Vieira (2006), Vieira (2010) e nos documentos disponibilizados pelos Arquivos do IPPUC e da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível identificar relações entre ideários, concepções e práticas pedagógicas e a formação docente no período estudado.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639929
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