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Políticas educacionais brasileiras, integração latino- americana e o Mercosul educacional: questões para debate
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Palavras-chave

Políticas Educacionais brasileiras. Mercosul. Mercosul Educacional. Integração Latino-americana

Como Citar

OLIVEIRA, Oséias Santos de. Políticas educacionais brasileiras, integração latino- americana e o Mercosul educacional: questões para debate. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 223–236, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43.8639939. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639939. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como escopo a discussão das atuais políticas educacionais brasileiras e as ações educacionais propostas para o Mercosul – Mercado Comum do Sul que são delimitadas através da legislação, dos programas e planos governamentais executados na perspectiva de aproximar interesses e intenções que se pautam por definições oriundas das macro políticas internacionais, orientadas pelo Banco Mundial, ONU, UNESCO, UNICEF, FMI e outros órgãos articulados aos interesses dos países centrais e a serviço do capital. Claramente se visualiza a interferência destes organismos internacionais na organização dos sistemas de ensino em especial de países em desenvolvimento, como o Brasil e demais países da América Latina. O processo de globalização, articulado às políticas neoliberais, propõe a formação de blocos econômicos, com vistas ao desenvolvimento do sistema capitalista. O Mercosul, surge, neste contexto, articulando políticas econômicas com a proposição de integrar os países latino-americanos. Assim, a presente análise qualitativa, de caráter bibliográfico, explora as políticas educacionais brasileiras e o fortalecimento do Mercosul Educacional, com destaque ao papel da Universidade no processo de democratização do Mercosul.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43.8639939
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