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O ‘vozear’ na mata e a modernidade anunciada: educação no território através dos jornais (1906-1930)
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Palavras-chave

Jornal. Educação acreana. História da educação

Como Citar

DANTAS, Andréa Maria Lopes. O ‘vozear’ na mata e a modernidade anunciada: educação no território através dos jornais (1906-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 28–41, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639952. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo determinar o lugar ocupado pelo impresso no processo de organização dos serviços de educação escolar no território do Acre no período de 1906-1930. O Jornal desempenha, no período que a análise recobre, importante papel no processo de organização dos serviços de educação no Território do Acre ao se constituir como um orientador dos procedimentos administrativos que eram adotados pelo governo como e, principalmente como um arauto do ‘novo modelo de educação’ que se estava a praticar país afora, especialmente se considerado que este funciona como uma espécie de ‘diário oficial’ das administrações locais. Admitido que este é um elemento que está presente nos materiais analisados é possível considerar que, ao manter a publicação de matérias que expressam a direção política e as determinações que o Governo Federal está a anunciar para os serviços públicos, o jornal garante um espaço imprescindível para que estas matérias tenham o impacto necessário em seus leitores. As falas provenientes do Governo encontram assim o espaço necessário para serem lidas como a anunciação do novo, abrindo a possibilidade de que o Território se integre ao desenvolvimento que o País vivencia no que tange a educação, organização administrativa e política.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639952
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