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Políticas educacionais do campo: percurso preliminar
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Keywords

História e Educação. História das Políticas Educacionais. Legislação e campo

How to Cite

REIS, Neila da Silva. Políticas educacionais do campo: percurso preliminar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 124–148, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639957. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O trabalho objetiva realizar um estudo da Política Educacional do Campo brasileiro no final do século XX e início do XXI. A metodologia concerne na análise documental. Os resultados apresentam um cenário sobre legislação educacional, de forma a pontuar decisões dos governos, procurando situar marcos, no que concerne aos seus princípios, objetivos e metas. São reivindicações e ações dos movimentos sociais do campo queconfiguram o debate por outra política educacional, que não seja embasada na lógica da racionalidade financeira e ausente da qualidade social, assim, evitar política parcial e fragmentada. Uma das conquistas é as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo – CNE/CEB/Res. nº 1, de 3/4/2002 e o Decreto 7.352, 2010, mas, a primeira não foi operacionalizada e nem chegou a ser formulada na maioria dos Estados. Com a elaboração do Projeto de Lei 8.035/2010, como está incluída a educação para as escolas do campo? Situar marcos e trajetórias, ainda que preliminarmente, é a primeira contribuição analítica, que revela, a encruzilhada de interesses privados e coletivos, em que se situa a educação brasileira. O estudo evidencia, que é necessário constituir aportes de resistência e intervenção, além de mecanismos legais, como leis, Diretrizes e decretos, que, não se limitam às metas e estratégias do PL 8.035/2010.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639957
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