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Política educacional, justiça distributiva e equidade: considerações sobre as políticas compensatórias para a educação
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Palavras-chave

Equidade. Justiça distributiva. Gestão educacional

Como Citar

RISCAL, Sandra Aparecida. Política educacional, justiça distributiva e equidade: considerações sobre as políticas compensatórias para a educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 248–261, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639989. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639989. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o exame das concepções de equidade e justiça social que justificam as políticas compensatórias desenvolvidas por meio de projetos e programas do Ministério da Educação brasileiro a partir de 1995.  Para tanto procuraremos estabelecer o papel  das idéias de John Rawls na formulação dessas políticas destacando, em particular  os  conceitos de equidade e justiça distributiva desenvolvidos em sua obra. Finalmente procurou-se estabelecer a articulação entre as políticas compensatórias, a concepção gerencial de educação e de desenvolvimento econômico.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639989
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