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Trabalho docente, gênero e poder em denúncias públicas da década de 1880
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Palavras-chave

Docência. Gênero. Poder

Como Citar

MELO, Clarice Nascimento de; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. Trabalho docente, gênero e poder em denúncias públicas da década de 1880. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 64–76, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640009. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo procura capturar, nos debates que denunciam práticas supostamente irregulares de professores, as conexões da educação de mulheres com os referenciais de gênero produzidos na sociedade paraense em fins do século XIX. Tomam-se por objeto de estudo as contendas sobre o trabalho docente contidas em notas publicadas nos jornais de circulação local desse período. Com elas indicam-se falas que dimensionam o trabalho docente perpassadas por representações de gênero, na medida em que as práticas docentes denunciadas conformam tipos de comportamentos idealizados socialmente para a profissão de forma diferenciada para homens e mulheres.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640009
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