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Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia?
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Palavras-chave

História da Educação Prisional. Políticas Públicas. Formação de Professores

Como Citar

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 205–219, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640048. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640048. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo são resultado de estudos sobre o papel da escola naprisão e de atividades colaborativas com professores que atuam em unidades prisionais. Ocontinente latinoamericano apresenta singularidades em relação à questão prisional, e nocaso brasileiro, há uma efervescência de ações e de construção de políticas públicas, com ointuito de implementar as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens eadultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Entrevistas econversas informais com professores, observações sistemáticas, estudo de documentoslegais, bem como participação em seminários e colóquios nos permitiram rica coleta dematerial. A análise dos dados evidencia a complexidade do fenômeno educativo e anecessária formação do professor que, para além de conteúdos específicos, deve seapropriar das singularidades do cotidiano e das motivações dos aprisionados, uma vez queconstrói com eles um projeto de vida que pode contribuir com a (re)inserção social. Paratanto, há que se investir no fortalecimento e concretização de políticas públicas naperspectiva dos direitos humanos, reforçando propostas presentes no contexto educacionalbrasileiro de tornar a instituição prisão mais inclusiva e mais humana.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640048
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