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Formação do professor-historiador e cotidiano escolar: aproximações freireanas
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Palavras-chave

Pensamento freireano. Ensino de História. Formação do professor

Como Citar

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Formação do professor-historiador e cotidiano escolar: aproximações freireanas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 161–172, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640078. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640078. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação do professor de História, à luz de umaabordagem freireana, procurando compreender de que modo ele vai construindo, por meiode sua vivência no cotidiano de sala de aula, um ensino crítico, que permite odesenvolvimento de uma prática educativa, cuja construção de saberes possibilite atransformação do educando, a fim de que se interesse pela História e por seu ensino. Tratasede um artigo de revisão, cujos eixos norteadores são as leituras sobre o ensino deHistória e a prática do professor. Pensar a educação em uma perspectiva crítica eempreendê-la no meio educativo, com vistas ao ensino de História, são pontos-chave denossa discussão. O pensamento freireano constitui a âncora para tecermos nossaabordagem acerca do papel do professor de História e as reflexões em torno de suaformação.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640078
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