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Práticas reformistas na educação brasileira: a contribuição dos irmãos Gildásio e Gilson Amado
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Palavras-chave

Educação à distância. Ensino Secundário. Gildásio Amado. Gilson Amado

Como Citar

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; THOMAZ, Alice Ângela. Práticas reformistas na educação brasileira: a contribuição dos irmãos Gildásio e Gilson Amado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 264–277, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640085. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640085. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Para o presente artigo tomamos como objeto de estudo as trajetórias de vida de dois irmãossergipanos: Gildásio e Gilson Amado, objetivando refletir sobre parte da história daEducação presencial e a distância no Brasil. A partir da atuação, sobretudo nas décadas de1960 e 1970, dessas duas personagens no campo educacional à frente da Diretoria deEnsino Secundário do Ministério da Educação - Dese, no caso de Gildásio, e da FundaçãoCentro Brasileira de TV Educativa - FCBTVE, no caso de Gilson, conseguimos perceberas transformações vivenciadas pela Educação nesse período, permitindo a compreensão doquanto Gildásio e Gilson Amado atuaram e efetivamente promoveram mudanças no ensinobrasileiro e o quanto as marcas deixadas por esses intelectuais foram profundas,perpetuando-se até os dias de hoje como referência de concepção de ensino.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640085
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