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O discurso educacional e o Almanaque do Biotônico Fontoura: por entre práticas de leitura e a produção de uma representação do sertanejo (1920-1950)
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Palavras-chave

Almanaque do Biotônico Fontoura. História da Educação
representação do sertanejo. Brasil (1920-1950)

Como Citar

MACHADO, Marcelo Oliano; ROSSI, Ednéia Regina; NEVES, Fátima Maria. O discurso educacional e o Almanaque do Biotônico Fontoura: por entre práticas de leitura e a produção de uma representação do sertanejo (1920-1950). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 78–88, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640137. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640137. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, tecemos relações entre as representações do homem do campo, veiculadas pelo Almanaque do Biotônico Fontoura, e a produção de uma memória coletiva acerca do sertanejo. O Almanaque foi usado nas escolas como material de leitura e circulou em diferentes espaços públicos e privados.  Sua leitura contribuiu para consolidar uma imagem de atraso e indolência do sertanejo.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640137
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