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A atualidade do pensamento rousseauniano
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Palavras-chave

Educação. Rousseau. Moralidade

Como Citar

NEUVALD, Luciane. A atualidade do pensamento rousseauniano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 15–27, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640165. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640165. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio se fundamenta principalmente na obra de Rousseau, Emílio, ou, Da Educação, e nas produções teóricas dos intérpretes desse autor. Objetiva encontrar elementos que expressam a contemporaneidade do pensamento rousseauniano e suas contribuições para a educação atual. Para tanto, num primeiro momento, faz-se uma contextualização do pensamento de Rousseau, compreendendo-o a partir de alguns de seus intérpretes. Em seguida, trabalha-se os conceitos de homem, moralidade, e educação, contidos no Emílio. Por último, a título de considerações finais, pontua-se algumas problemáticas contemporâneas, à luz do pensamento rousseauniano: a da supervalorização do desejo e do caráter extrínseco por ele assumido, que imobiliza a consciência – guia interior; a do homem que se conserva anulando sua individualidade e aderindo ao coletivo; e a da dificuldade para sentir a vida diante da dormência dos sentidos provocada pelas novas tecnologias.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640165
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