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A escola pública de instrução primária brasileira. Província da Parahyba do Norte: 1822-1849
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Palavras-chave

Província. Paraíba. Escola pública. Instrução primária

Como Citar

CURY, Cláudia Engler; ANANIAS, Mauricéia. A escola pública de instrução primária brasileira. Província da Parahyba do Norte: 1822-1849. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 115–127, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640172. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A narrativa de pesquisa sobre a história da escola pública de instrução primária tem a intenção de apresentar uma abordagem sobre o processo de escolarização ocorrido na Província da Parahyba do Norte entre os anos de 1822 a 1849. Para tanto, terá como mediação a análise acerca das propostas de instrução referenciadas como aulas, cadeiras, escolas de primeiras letras e/ou elementares decretadas pela legislação provincial e, oficialmente, oferecidas para uma parte da população livre. Para tal construção, a análise considerou que as relações de poder estabelecidas entre as ações do governo central, provincial e local foram fundamentais para compreender o processo de escolarização da Província paraibana. Os anos de 1835 a 1849 foram compreendidos como significativos para a organização e normatização da instrução pública primária, em especial com a promulgação das leis e dos dois regulamentos de 15 e 20 de janeiro de 1849. A perspectiva analítica utilizada optou pela compreensão geral de que as tentativas de criação e manutenção de um modelo organizado de instrução acompanharam os percalços da construção do Estado Nacional e das várias tentativas de constituição de uma identidade pátria para a Nação brasileira. Afirmamos, também, a iniciativa do governo provincial em instituir escolas de primeiras letras como parte da defesa de um projeto civilizatório para a redenção dos povos ignorantes.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640172
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