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Grupos escolares e escolas rurais na Paraíba estadonovista (1937-1945)
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Palavras-chave

Grupo escolar. Escola rural. Estado Novo

Como Citar

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; SILVA, Evelyanne Nathaly Cavalcanti de Araújo; BURITY, Luiz Mário Dantas. Grupos escolares e escolas rurais na Paraíba estadonovista (1937-1945). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 172–188, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640176. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640176. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho é resultante do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: “Escolarização para a moral, o civismo e o nacionalismo: os grupos escolares e as escolas rurais, espaços para a difusão dos ideais estadonovistas na Paraíba (1937-1945)”. Tem como principal fonte as notícias sobre educação publicadas no Jornal A União. Analisamos o material coletado tomando como referência alguns pressupostos teóricos propugnados por Antonio Gramsci (1995; 2013) e por Eric Hobsbawm (1998). Tem como objetivo compreender as principais ações político-institucionais destinadas à organização do ensino primário na Paraíba. Articuladamente travamos uma discussão acerca das novas relações de poder estabelecidas durante o Estado Novo, a partir das interventorias de Argemiro de Figueiredo e de Ruy Carneiro, considerando a educação formal como parte significativa da organização do Estado e da vida daqueles que frequentaram a escola na cidade e no campo.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640176
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