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Educação das relações étnico-raciais negras: atuação de professores da rede pública de ensino da região de Sorocaba-SP
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Palavras-chave

Educação étnico-racial. Ensino de história e cultura afro-brasileira. Lei 10.639/03.

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco; VARANI, Adriana; SANTOS, Ademir Barros dos; ROCHA, Lucimara Aparecida Feliciano da; CORRÊA, Marilda Aparecida. Educação das relações étnico-raciais negras: atuação de professores da rede pública de ensino da região de Sorocaba-SP. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 340–356, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640246. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640246. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa realizada na região de Sorocaba-SP com 171 professores da rede pública de educação básica. O objetivo da investigação foi saber como ocorre a atuação dos professores em relação às questões étnico-raciais em seu trabalho pedagógico nas escolas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário produzido e aplicado pelos participantes de um curso de extensão planejado e desenvolvido, no segundo semestre de 2012, por docentes da UFSCar, juntamente com lideranças da comunidade negra da região. Os dados colhidos foram analisados a partir da relação com as delimitações legais e orientações institucionais atualmente existentes. Entre os resultados apresentados, destaca-se o fato de que a atuação dos professores com a história e a cultura afro-brasileira nas escolas da região tem ocorrido, mas ainda de forma pouco planejada, com iniciais pontuais e carentes de estruturação.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640246
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