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Educação do campo e pedagogia da alternância no Brasil e na Amazônia: bases históricas
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Palavras-chave

Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Bases Históricas. Amazônia

Como Citar

PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos. Educação do campo e pedagogia da alternância no Brasil e na Amazônia: bases históricas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 357–371, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640247. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância no Brasil e na Amazônia. No primeiro momento retrata o contexto histórico da Educação do Campo, enfocando os desafios do Movimento Por Uma Educação do Canpo destacando a necessidade de políticas públicas para o contexto amazônico, apontando as demandas e as perspectivas da educação para o meio rural. No segundo momento contextualiza a Pedagogia da Alternância focalizando sua origem, questões conceituais, situando a mesma no Estado do Pará. O movimento por uma educação do campo constituído por movimentos sociais que se organizam a partir do campo e que têm apoio de educadores, intelectuais, universidades públicas e organizações não-governamentais. Este movimento, desde a década de 1990, vem constituindo uma discussão teórica sobre a educação do campo como estratégia contra hegemônica frente às políticas do Estado brasileiro direcionadas às populações do campo. Em nosso país o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância ganha materialidade como estratégia de inúmeros movimentos sociais organizadas nos Centros Familiares de Formação em Alternância (CEFFAS). É importante enfatizar que a proposição tem sido utilizada como estratégia para garantir a participação de amplos segmentos da sociedade nas decisões e encaminhamentos, garantindo assim, a educação aos filhos dos sujeitos do campo.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640247
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