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Tecnologias e meios comunicacionais na educação: a necessária reflexão sobre formação e trabalho docente
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Palavras-chave

Tecnologias educacionais. Formação docente. Trabalho docente. Ecologias cognitivas

Como Citar

SUBTIL, Maria José Dozza. Tecnologias e meios comunicacionais na educação: a necessária reflexão sobre formação e trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 52, p. 402–415, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i52.8640250. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640250. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre tecnologias, formação e trabalho docente na perspectiva marxista que remete os objetos de estudo às relações mais amplas da sociedade capitalista, sem descurar da dimensão dialética entre a materialidade econômica e as ideias produzidas em tempos e espaços históricos. Analisam-se os conceitos de tecnologias/meios comunicacionais relacionando-os aos processos cognitivos, à formação e ao trabalho docente problematizando essas relações na perspectiva ontológica da educação. Fazendo uso da categoria contradição trazemos autores de diferentes perspectivas teóricas que contribuem para a explicitação dos imperativos tecnológicos no contexto educacional. Enfatizamos a relação entre as tecnologias e as respectivas ecologias cognitivas da oralidade, escrita e rede como condição para a efetiva inclusão da maioria dos alunos e professores no universo da cultura digital e do conhecimento universal.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640250
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