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Desenvolvimento industrial e políticas de educação na gênese e na constituição do estado de Mato Grosso do Sul e no município de Campo Grande
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Palavras-chave

Políticas de Educação Profissional. Educação e Trabalho. Desenvolvimento da Região Centro-Oeste

Como Citar

CARMO, Jefferson Carriello do. Desenvolvimento industrial e políticas de educação na gênese e na constituição do estado de Mato Grosso do Sul e no município de Campo Grande. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 249–266, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640331. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640331. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é investigar, na gênese e na Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande, o desenvolvimento industrial, no setor secundário, e as políticas de educação para o trabalho, centrando-se na identificação de algumas ocorrências sobre o processo de industrialização nesse setor e nas políticas educacionais oriundas desse processo. As hipóteses que norteiam esse trabalho são duas: que o Governo Federal (Estado) a) gerenciou um “novo” desenvolvimento econômico; b) corroborou para manter o crescimento econômico alicerçado no binômio segurança/desenvolvimento instaurado pela ditadura militar contando com recursos do capital estrangeiro, do empresariado brasileiro e com o Estado como agente econômico, c) contribuiu e fortaleceu o embate político na divisão do Estado do Mato Grosso. Para essas questões postas, verificou-se que o Governo Federal contou com o I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND, 1971) e os Plano de Desenvolvimento Econômico-social do Centro-Oeste (PLADESCO, BRASIL, 1973) e II Plano Nacional de Desenvolvimento: programa de ação do governo para região Centro-Oeste, 1975-1979 (SUDECO, BRASIL, 1975). E, por fim, esse desenvolvimento teve como uma de suas estratégias as articulações com as políticas educacionais. Metodologicamente a pesquisa centrou-se no campo teórico-bibliográfico analítico e documental.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640331
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