Banner Portal
A mundialização do capital e seus impactos sobre o processo de trabalho e a educação
PDF

Palavras-chave

Mundialização do capital. Neoliberalismo. Trabalho. Educação. Gestão escolar

Como Citar

SANTOS, Thayene da Costa Campos; PAIXÃO, Thaylla Soares. A mundialização do capital e seus impactos sobre o processo de trabalho e a educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 67–84, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640348. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir acerca da nova fase de internacionalização capitalista - expressa pela mundialização do capital – e os possíveis impactos da mesma para o âmbito do trabalho e para a educação. Assim, o intuito é promover uma reflexão acerca das modificações incididas sobre o trabalho e a educação escolar, com ênfase na gestão educacional, tendo em vista o projeto hegemônico neoliberal que caracteriza a contemporaneidade. A discussão acerca da reestruturação produtiva enquanto um dos processos que integra a mundialização do capital se faz imprescindível para  compreender tais mudanças. O presente trabalho utiliza de aportes teóricos embasados em autores marxistas, os quais nos permitiram compreender a realidade concreta de forma orgânica e complexa, tendo em vista a totalidade da mesma. Almejamos através do artigo aqui exposto construir conhecimentos que permitam a classe trabalhadora desenvolver uma leitura crítica sobre a atual configuração do trabalho e da educação, bem como auxiliar esta mesma classe na luta pela transformação das relações sociais de exploração e de dominação vigentes.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640348
PDF

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. p. 66-86.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez; Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2001. p. 35-48.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; SANCHES, Ydeliz Coelho de Souza. Transformação social: uma possibilidade da educação escolar? In: PARO, Vitor Henrique (Org.). A teoria do trabalho em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 57-77.

BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BIANCHETTI. Roberto. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.

FRIGOTTO. Gaudêncio. Educação e a construção democrática no Brasil- Da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FÁVERO, Osmar; SEMERARO, Giovanni (Org.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petropólis, RJ: Vozes, 2002. p. 53-67

FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, Juarez de; PAIVA, Lauriana Gonçalves de (Org.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. p. 18-36

GENTILI, Pablo. Pedagogia da democracia mínima (O consenso como simulacro). In: GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 40-71

GROS, Denise Barbosa. Institutos liberais e neoliberalismo no Brasil da Nova República. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política)–Departamento de Ciência Política Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

GOUNET. Thomas. Fordismo e Toyotismo na civilização do automóvel. São Paulo: Bontempo, 1999.

HOBSBAWM, Eric John Ernest. A era dos extremos, o breve século XX: 1914-1991. 2. ed. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARTINS, André Silva; LIMA, Katia Regina de Souza. Pressupostos, princípios e estratégias. In. NEVES, Lúcia Maria Vanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. Coletivo de Estudos de Política Educacional. São Paulo: Xamã, 2005. p. 43-67.

MARTINS, André Silva. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2007.

MELO. Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina. Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2005.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 1994.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley; SANT’ANNA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.) A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. Coletivo de Estudos de Política Educacional, SP, Xamã, 2005. p.19-39.

OLIVEIRA, Lilian Haffner da Rocha. A teoria do valor em Marx e a organização do trabalho coletivo na escola: elementos para uma reflexão crítica. In: PARO, Vitor Henrique. A teoria do trabalho em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 77-117.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix (Org.). Política e gestão da educação 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.126-144.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 300-307

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval ; SANFELICE, José Luis (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2005. p. 13-24. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E EDUCAÇÃO, 29., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2006. p. 152-165.

SAVIANI, Dermeval. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2009. p. 422-433

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução de Marcos Santarrita. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

STEWART JÚNIOR, Donald. O que é liberalismo. 5. ed. aum. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995. 118 p.

SOUZA, Carlos Eduardo. A política nacional de esporte no Brasil contemporâneo como estratégia para educar o consenso. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2011.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.