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Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira
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Palavras-chave

Educação Especial. Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural

Como Citar

SILVA, Régis Henrique dos Reis. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 78–89, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640380. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640380. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto discute sucintamente as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a área de educação especial brasileira e também demonstra que a defesa da socialização do conhecimento, por meio da escola, a todas as pessoas, inclusive aos deficientes, está em consonância com a luta de classes em uma perspectiva histórico-filosófica e político-social. Para tanto, primeiramente trataremos dos desafios da educação especial brasileira na contemporaneidade. Na sequência, abordaremos, a partir de alguns apontamentos sobre a pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural, suas contribuições para a educação especial. Por fim, recuperaremos, a partir do exposto, as sínteses e articulações necessárias para demonstrar que a defesa da socialização do conhecimento por meio da escola a todas as pessoas, inclusive aos deficientes, faz parte da luta de classes, particularmente a que se realiza no âmbito educacional.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640380
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