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Movimento social em Vitória da Conquista: educação e religião a partir da segunda metade do século XX
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Palavras-chave

Igreja. Comunidades Eclesiais de Base. Educação Religiosa

Como Citar

MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo; CASTANHO, Sérgio Eduardo Montes. Movimento social em Vitória da Conquista: educação e religião a partir da segunda metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 132–141, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640439. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640439. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos experiências de organização religiosa católica denominada “Comunidades Eclesiais de Base” (CEBs), surgida no Brasil a partir dos anos de 1950. Em Vitória da Conquista, as CEBs nascem em torno de 1968, e se desenvolvem pela cidade e por outras da diocese de Vitória da Conquista e zona rural. A pesquisa questiona se as CEBs conquistenses atenderam apenas a interesses da propagação religiosa, se podem as práticas educativas desenvolvidas pelas CEBs ser consideradas apenas discurso religioso face à troca de experiências que promovem entre seus integrantes e outros movimentos e se há algum ponto de convergência entre a teologia preferencial das CEBs e conhecimento crítico sobre a realidade regional. Questiona ainda se o movimento social protagonizado pelas CEBs teve impacto nas lutas pelo poder e se contribuíram com a sua influência para sua educação regular. Na presente pesquisa, os autores evidenciam seu afastamento de duas perspectivas metodológicas: aquela que reduz o método a conjunto de regras, que marca profunda tradição, e aqueloutra que nega o método, por considerar que o empreendimento científico é anárquico. Quanto à perspectiva reducionista de método a conjunto de regras, deve-se lembrar com frequência que o cientista estabelece aquilo que comporta veracidade, não é estratégia de determinada ação.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640439
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Referências

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