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A participação como princípio da gestão democrática: o debate pós ditadura militar
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Palavras-chave

Participação. Gestão democrática da educação. Estado
política educacional

Como Citar

ARANDA, Maria Alice de Miranda. A participação como princípio da gestão democrática: o debate pós ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 56, p. 266–279, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i56.8640448. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640448. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica feita nas produções acadêmicas produzidas no pós 1988, sobre o princípio da participação, tema presente na intrincada relação entre gestão da educação, democracia, Estado e sociedade, categorias que alicerçam a Política Educacional Brasileira.  Objetiva sintetizar como a academia vem respondendo às demandas em torno do mesmo e para tanto se utiliza de contribuições das áreas da Pedagogia, da Sociologia, da Política, da Economia. O diálogo estabelecido em torno do tema participação como princípio da gestão democrática da educação permite registrar retrocessos, avanços e lacunas, bem como os problemas oriundos de conceitos, concepções, finalidades e práticas diferenciadas, detectando projetos antagônicos de sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i56.8640448
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