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A escola diante da cidade: representações utilizadas pela escola normal de Belém do Pará (1890-1920) como mecanismo de legitimação
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Palavras-chave

Escola Normal. Belém do Pará. Belle Époque. Educação. Representações

Como Citar

TAVARES JUNIOR, Raimundo William; SOUZA, Felipe Gustavo Pedrosa. A escola diante da cidade: representações utilizadas pela escola normal de Belém do Pará (1890-1920) como mecanismo de legitimação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 62, p. 157–166, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i62.8640499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640499. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo propõe analisar a Escola Normal e a cidade de Belém do Pará em tempos de modernização: 1890-1920 em meio ao discurso de progresso no contexto da república recém-instalada. Procura compreender as representações construídas para fazer com que a escola ganhasse visibilidade junto a cidade, legitimando o ideal de progresso, através de símbolos que a afirmavam e a fortaleciam junto com  o projeto progressista em um novo contexto social que se desenvolveu, tendo a educação como estratégia fundamental. Foram utilizadas fontes primárias encontradas no arquivo do Instituto Estadual de educação do Pará e no Arquivo Público do Estado do Pará.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640499
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Referências

Fontes administrativas:

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