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O trajetória da didática no Brasil e sua (des)articulação com a teoria histórico-cultural
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Palavras-chave

Didática. Teoria Histórico-Cultural. Ensino de conceitos

Como Citar

SFORNI, Marta Sueli de Faria. O trajetória da didática no Brasil e sua (des)articulação com a teoria histórico-cultural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 87–109, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640516. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640516. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tendo em vista as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, apontadas pela Teoria Histórico-Cultural, consideramos que a articulação entre essa teoria e a Didática permite a produção de conhecimentos que pode instrumentalizar o professor na atividade de ensino. Essa articulação, no entanto,  é ainda incipiente nas pesquisas no campo da Didática Geral. Com o objetivo de compreender as razões da falta de diálogo entre esses dois campos, buscamos reconstruir e analisar as discussões que marcaram a Didática no Brasil, da década de 1970 ao início deste século,  permeando esse histórico com a chegada da Teoria Histórico-Cultural em terras brasileiras. Por meio desta análise, identificamos que nas últimas décadas houve um recuo da Didática nas discussões sobre o ensino e a incorporação de  “novos temas” em sua pauta, influenciada pelas políticas educacionais neoliberais e pela pós-modernidade.  A diminuição do interesse investigativo na organização didática do ensino de conceitos científicos coloca a Didática numa perspectiva que se distancia do repertório teórico que a Psicologia Histórico-Cultural tem a oferecer.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640516
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