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Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa mais educação.
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Palavras-chave

Educação integral em tempo integral. Programa Mais Educação. Anísio Teixeira. Direito à educação

Como Citar

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa mais educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 202–218, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640523. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640523. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As discussões recentes sobre o tema da educação integral em tempo integral no campo da educação apresentam a predominância da perspectiva do programa Mais Educação que é uma estratégia do Ministério da Educação visando a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas brasileiras, conforme prevê a legislação. Esse programa justifica a sua perspectiva fazendo referência ao trabalho desenvolvido pelo educador Anísio Teixeira, no entanto acreditamos que essa perspectiva de educação integral do Mais Educação realiza uma leitura equivocada desse trabalho, porque desconsidera os elementos contextuais pertinentes à produção desse educador. Essa será a hipótese que conduzirá o trabalho que segue, cujo objetivo é identificar e demonstrar as diferenças entre a perspectiva do programa Mais Educação e do educador Anísio Teixeira, colocando em relevo as suas contribuições para o tema da educação integral em particular, e para a oferta do direito à educação que se pretenda universal, isto é, para todos.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640523
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